PUBLICIDADE

Pneus: entenda como o meio-fio pode ser o vilão de seu carro

Goodyear explica que encostar no meio-fio ao estacionar o carro, mesmo de leve, pode afetar a estrutura do pneu. Saiba como isso acontece

14 jul 2020 - 16h03
Compartilhar
Exibir comentários
Testes de pneus simulando meio-fio nos EUA: danos frequentes que podem ser evitados.
Testes de pneus simulando meio-fio nos EUA: danos frequentes que podem ser evitados.
Foto: Goodyear / Divulgação

Os pneus são fundamentais para o desempenho, o conforto, a segurança e a economia de automóvel. Afinal, são a única parte em contato com o piso. Além da calibragem frequente e da manutenção corretiva (alinhamento e balanceamento), alguns hábitos inadequados podem ser evitados para melhorar a durabilidade dos pneus. Um deles é estacionar com o pneu apoiado no meio-fio, hábito comum e que pode ser percebido facilmente nas ruas, quando é possível encontrar carros parados dessa maneira. Em vagas de 45 graus essa é uma ocorrência ainda mais comum.

O piloto de teste do Campo de Provas da Goodyear, Felipe Zacarias, alerta que o hábito de estacionar com os pneus encostados no meio fio pode ocasionar uma fissura na estrutura da malha interna de aço dos pneus. O mesmo pode ocorrer quando o veículo passa por uma calçada, pois o impacto é ainda maior.

Pneus de passeio não são feitos para sofrer impactos. Fuja de buracos, tampas de bueiro e meios-fios.
Pneus de passeio não são feitos para sofrer impactos. Fuja de buracos, tampas de bueiro e meios-fios.
Foto: Goodyear / Divulgação

Zacarias explica que as rupturas na malha interna do pneu por utilização incorreta podem ser percebidas de três maneiras. 

  1. A primeira ocorre quando o motorista calibra o pneu pela manhã e no dia seguinte a pressão já baixou novamente, esvaziou. "A estrutura de aço já não está mais tão eficiente por causa das trincas, ao ponto de segurar a pressão recomendada do pneu", esclarece.
  2. A segunda ocorre pelas vibrações em rodovias, onde a velocidade média é de 80 km/h. "Às vezes, mesmo com o balanceamento em dia, a rachadura na manta de aço não oferece uma condição de rodar suave, fazendo com que ocorra uma trepidação semelhante à que é percebida quando os pneus não estão balanceados”, explica o piloto. “Isso pode implicar em outras complicações mecânicas ao veículo."
  3. A terceira e pior situação citada por Zacarias é a perda de um pneu por excesso de descuido. "A avaria acaba sendo tão grande que pode provocar uma bolha na lateral do pneu, que pode vir a se romper e estourar", afirma.
Mesmo com o balanceamento em dia, a rachadura na manta de aço impede um rodar suave.
Mesmo com o balanceamento em dia, a rachadura na manta de aço impede um rodar suave.
Foto: Goodyear / Divulgação

Outro péssimo hábito é o de esbarrar no meio-fio e ocasionar a retirada de uma "lasca" da lateral do pneu. "As avarias ocorridas nos ombros dos pneus são impossíveis de reparar”, explica Zacarias. “Não é recomendável tentar reparar as laterais dos pneus. Quando fura ou rasga, não existe a possibilidade de recuperação." Se o pneu é prensado ou apoiado no meio-fio, o talão é pressionado e gera perda de pressão, deixando o ar escapar, além de contribuir para uma deformação lateral.

Com relação à condução, o piloto de testes da Goodyear ressalta que é muito importante para a durabilidade de um pneu evitar pancadas abruptas, pois a carcaça sofre e acaba transmitindo as avarias. "As ruas e rodovias brasileiras, geralmente, são muito severas, tanto é que os nossos pneus são extremamente resistentes”, comenta Zacarias. “Mas vale sempre lembrar que os pneus são feitos para oferecer rodar silencioso, segurança e aguentar o peso máximo de acordo com a indicação do veículo. Pneus de passeio não são feitos para sofrer impactos. Então, recomendo evitar obstáculos, tampas de bueiro, meios-fios e buracos."

Avarias ocorridas nos ombros dos pneus são impossíveis de reparar, segundo a Goodyear.
Avarias ocorridas nos ombros dos pneus são impossíveis de reparar, segundo a Goodyear.
Foto: Goodyear / Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade