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Os impactos do fim da produção de carros da Ford no Brasil

Saiba quais são os impactos reais e previstos, como será o mercado de reposição e a idade média dos carros da Ford nos próximos anos

23 jun 2021 11h22
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A Ford parou de produzir carros no Brasil em 2021, após 102 anos.
A Ford parou de produzir carros no Brasil em 2021, após 102 anos.
Foto: Ford / Divulgação

A decisão encerrou as atividades industriais nas fábricas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE). A montadora ainda informa que apesar do encerramento da produção local, irá continuar com sua operação de vendas (limitada pela importação de alguns modelos de SUV e utilitários) e assistência técnica no país.

Essas decisões deverão demorar para serem sentidas de fato no mercado de reposição de autopeças, e apesar dos efeitos “comerciais” (desvalorização dos modelos seminovos) não devem gerar riscos de desabastecimento de produtos, pelo menos no que tange ao mercado de reposição independente, que é responsável por mais de 80% das manutenções veiculares no Brasil. 

A Ford atualmente representa 10,03% da Frota Brasileira em Circulação no segmento de veículos leves (até 3,5 tonelada) e é a 4ª montadora com maior frota no país. Até dezembro de 2020 são 4.4 milhões de veículos da marca em circulação, divididos em 40 modelos distintos e mais de 2.200 versões. 

Com o término da produção local e decisão de manter somente os SUV e alguns comerciais leves importados em seu portifólio, a Frota de veículos da montadora sofrerá gradual redução, como se observa no gráfico abaixo:

Atualmente a média de idade dos carros Ford é de 12,2 anos de uso. Até 2025 a idade média será de 15,1 anos.
Atualmente a média de idade dos carros Ford é de 12,2 anos de uso. Até 2025 a idade média será de 15,1 anos.
Foto: Divulgação

Até o ano de 2025 a frota de veículos leves da Ford deverá reduzir 14,31% em relação ao ano passado.

Quanto ao perfil etário dos veículos da Ford em circulação, 37,28% deles possuem entre 4 e 10 anos de idade (faixa etária mais populosa entre os veículos da marca). 26,69% dos veículos da possuem de 11 a 20 anos e outros 19,05% já possuem mais de 20 anos de idade.

Em relação aos veículos seminovos agrupados na faixa de 0 a 3 anos de idade, atualmente circulam no Brasil 763 mil automóveis da Ford nesta faixa etária, o que representa 16,98% do total da montadora. Esta é a faixa onde a atuação das concessionárias costuma ser mais eficiente e deverá ser o principal ponto de atenção da montadora no que tange ao abastecimento de peças de reposição e assistência técnica na rede remanescente.

Conforme poderemos analisar no gráfico abaixo, até 2025 o perfil etário dos veículos Ford irá envelhecer. 44,52% dos carros da companhia americana estarão com 11 a 20 anos e somente 6,42% dos veículos da montadora terão entre 0 a 3 anos.

Até o ano de 2025 a frota de veículos leves da Ford deverá reduzir 14,31% em relação ao ano passado.
Até o ano de 2025 a frota de veículos leves da Ford deverá reduzir 14,31% em relação ao ano passado.
Foto: Divulgação

Essa dinâmica elevará a idade média dos veículos da montadora. Atualmente a média de idade dos carros Ford é de 12,2 anos de uso. Até 2025 a idade média será de 15,1 anos.

Esse processo de envelhecimento irá no primeiro momento aquecer o mercado de reposição de autopeças, até que a queda no volume total a ser reparado, supere os ganhos com a maior incidência de falhas nos produtos em decorrência da idade e condições gerais do veículo (que se deterioram com o uso). Veja abaixo.

Principais veículos comercializados pela montadora em suas respectivas décadas.
Principais veículos comercializados pela montadora em suas respectivas décadas.
Foto: Divulgação

Desta forma, apesar da montadora ter anunciado sua saída do mercado Brasileiro, a história da Ford no Brasil ainda está longe de se encerrar, seus carros continuarão circulando no país por muitos anos e com certeza ainda haverá grande oferta e procura por peças compatíveis em seus veículos, a final, uma história quase centenária e de muito sucesso não poderia ser diferente: renderá muitos anos de frutos ao mercado de reposição.
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*Danilo Fraga, é Diretor de Inteligência de Mercado da empresa Fraga Inteligência Automotiva, especializada no fornecimento de dados estratégicos para o mercado de reposição brasileiro.

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