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Novo Land Rover Defender estreia no Brasil por R$ 400.750

Considerado o SUV mais capaz e durável do mundo, o Defender 110 chega à quinta geração e tem três versões com opção de sete lugares

10 jul 2020 - 19h14
(atualizado às 20h13)
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Land Rover Defender tem capacidade de passar por áreas com água de 900 mm.
Land Rover Defender tem capacidade de passar por áreas com água de 900 mm.
Foto: Land Rover / Divulgação

O novo Land Rover Defender foi apresentado nesta sexta-feira (10) e começa a ser vendido no mercado brasileiro. Mais capaz do que o antigo Defender, com design moderno e mais conforto, o SUV chega à quinta geração, que começou a ser produzida na Inglaterra em 2019, após três anos fora do mercado. O primeiro Defender foi lançado em 1948. O carro estreia no Brasil em três versões, todas elas com opção de sete lugares.

A versão de entrada é a S, que custa R$ 400.750. A versão intermediária é a SE, por R$ 426.750. A topo de linha é a HSE, que sai por R$ 461.150. Nos três casos, a inclusão da terceira fileira de bancos custa R$ 14.300. Além disso, a Land Rover oferece o Pacote Brasil como opcional por R$ 17.200 nas versões S e SE e por R$ 12.800 na versão HSE. A pré-venda inclui 150 unidades da configuração 110, que tem 119" de distância entre-eixos (3,022 m), mas manteve a marca por questão de tradição -- na geração anterior, as versões 90 e 110 eram exatamente o entre-eixos.

Novo Land Rover Defender 100 começa a ser vendido no Brasil em três versões.
Novo Land Rover Defender 100 começa a ser vendido no Brasil em três versões.
Foto: Land Rover / Divulgação

O motor é o mesmo para as três versões: 2.0 Ingenium com 300 cv de potência (5.500 rpm) e 400 Nm de torque (1.500 rpm). O câmbio é automático de oito marchas e o carro, naturalmente, tem tração 4x4 com diferencial central com travamento ativo e os mais avançados sistemas de utilização off-road da Land Rover (Terrain Response II), que são configuráveis. Um dos itens do carro é o “capô transparente”, que possibilita ao motorista observar o terreno pelo display central. O quadro de instrumentos digital tem 12,3”.

Totalmente redesenhado, o novo Defender segue a linha atual da Land Rover, mas procurou manter o máximo de elementos de design dos antigos Defender 90 e 110. Assim, a carroceria se resume a um bloco retangular para o habitáculo e porta-malas e um bloco quadrado e menor para o motor. As linhas são quadradas, porém as bordas são arredondadas. Segundo o diretor de marketing da Jaguar Land Rover, Paulo Manzano, “a forma segue a função”, ou seja, a praticidade sempre teve prioridade no desenho do carro.

Traseira do Defender tem lanternas embutidas na carroceria e estepe por fora.
Traseira do Defender tem lanternas embutidas na carroceria e estepe por fora.
Foto: Land Rover / Divulgação

Na dianteira, os elementos de refrigeração do motor ficam fora das extremidades para não serem danificados no uso off-road. Os pneus e as rodas medem 815 mm, para que o carro tenha uma incrível capacidade de transpor áreas com água de 900 mm. O snorkel, todavia, é opcional. Na lateral, entre as colunas C e D, uma pequena vigia permite que os passageiros de trás observem o alto de uma montanha, por exemplo. Na traseira, as laterais são embutidas na carroceria e o estepe fica do lado de fora da tampa traseira, que abre lateralmente. Ainda na lateral, outro opcional é uma caixa porta-objetos que pode ser fixada no teto.

Interior do novo Defender tem volante exclusivo, painel digital  e nova multimídia.
Interior do novo Defender tem volante exclusivo, painel digital e nova multimídia.
Foto: Land Rover / Divulgação

Todo o assoalho do carro (inclusive o porta-malas) utiliza um plástico emborrachado, para facilitar a limpeza e ter durabilidade. O volante é totalmente novo e difere dos demais carros da Land Rover, pois tem a estrutura aparente. A nova tela multimídia é bem horizontal, o que facilita seu uso. Os bancos são de couro com tecido. O ar-condicionado é trizona para quem optar pelos sete lugares. O novo Land Rover Defender tem uma estrutura totalmente nova; não herdou de nenhum outro modelo do fabricante (D7x, de extreme). A carroceria monobloco é toda de alumínio e o subchassi é feito em aço reforçado. O carro tem uma rigidez torcional 10 vezes maior do que o Defender da quarta geração.

Além da extrema capacidade off-road, o novo Defender teve foco no conforto. Por isso, a suspensão é elevada em 20 mm em relação aos demais Land Rover, porém ela é pneumática, com curso de até 290 mm. Ou seja: pode ser regulada para o conforto, ou rebaixada para acesso de alguém com dificuldade de entrar num carro alto. O novo Defender tem 38o de ângulo de entrada, 28° de ângulo central e 40° de ângulo de saída. O vão livre do solo é de 291 mm. Os pneus podem ser 255/70 R18, 255/65 R19, 255/60 R20 ou 275/45 R22. Sua capacidade de inclinação é de 45º na subida, na descida ou nas laterais.

Criado para “facilitar ou permitir que as pessoas façam mais de suas vidas”, segundo Paulo Manzano, o Defender pode ser reservado em qualquer uma das 40 concessionárias da marca no país. Para Frédéric Drouin, presidente da Jaguar Land Rover América Latina e Caribe, “o Defender é um carro profundamente humano”. Durante a apresentação virtual do carro pelo YouTube, ele destacou a importância do lançamento num momento grave da história do país, devido à pandemia de Covid-19. “Ver a nova geração do Defender chegar ao mercado brasileiro é um marco histórico para nós e para todos os fãs do modelo”, disse Drouin. 

Versão de entrada custa R$ 400.750 e pode ser configurada para sete lugares.
Versão de entrada custa R$ 400.750 e pode ser configurada para sete lugares.
Foto: Land Rover / Divulgação
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