Novo HB20 desvaloriza 10 vezes mais do que o novo Onix
Pesquisa do KBB Brasil compara desvalorização das novas gerações do Hyundai HB20 e do Chevrolet Onix. Entenda o porquê das diferenças
Há um ano, os dois carros mais vendidos do Brasil, Chevrolet Onix e Hyundai HB20, mexiam no mercado com suas novas gerações. A mudança do Onix foi bem recebida, apesar de dois episódios de incêndio no Onix Plus; o design do HB20 causou polêmica. Passados 12 meses, o site KBB Brasil, especializado em precificação de carros novos e usados, fez uma pesquisa para medir a desvalorização média por modelo e das versões que mais e menos oscilaram no período.
O KBB Brasil comparou os preços zero km praticados por cada versão destes modelos em outubro de 2019 com os respectivos Preço de Revendedor KBB e Preço de Troca KBB em outubro de 2020. O Preço de Revendedor KBB se refere ao preço que os lojistas estão praticando ao revender estes modelos no mercado de usados, portanto, trata-se de uma referência mais suscetível às movimentações do mercado de carros zero km, uma vez que reflete o chamado “efeito elástico” de preço de carros seminovos quando são afetados pela oscilação dos modelos zero km.
Este fenômeno explica, por exemplo, a estagnação dos preços médios do Onix nestes 12 meses (e a particular valorização de 1,9% da versão LT 1.0 turbo manual), já que os aumentos de preços zero km do Onix acabaram influenciando os preços de Onix 2020 seminovos. Contudo, no caso do HB20, como o quadro abaixo demonstra, o comportamento da desvalorização foi mais independente da tabela de zero km.
Carro | Média |
Menor desvalorização |
Maior desvalorização |
Chevrolet Onix 2020 | +0,1% |
+1,9% Onix LT 1.0 Turbo MT6 |
-5,2% Onix Joy 1.0 |
Hyundai HB20 2020 | -9,7% |
-6,6% HB20 Sense 1.0 MT5 |
-14% HB20 Vision1.6 AT6 |
Já a desvalorização com base no Preço de Troca KBB informa qual é o preço que os lojistas estão pagando por estes veículos quando um proprietário particular decide vendê-los para uma loja (ou seja, é a transação conhecida como C2B, ou, “consumer to business”). Com base nesta referência de preço, podemos observar o quanto estes modelos provocaram de perda para os consumidores na hora de revendê-los para um lojista um ano após a compra. Mais uma vez, o destaque ficou por conta do Chevrolet Onix, cuja desvalorização média foi de -12,8%, enquanto o Hyundai HB20 desvalorizou -24,6%.
Carro | Média |
Menor desvalorização |
Maior desvalorização |
Chevrolet Onix 2020 | -12,8% |
-10,6% Onix 1.0 Turbo MT6 |
-18,2% Onix Joy 1.0 |
Hyundai HB20 2020 | -24,6% |
-18,5% HB20 Launch Edition 1.6 AT6 |
-30,9% HB20 Vision 1.6 MT6 |