Nissan vai parar produção do Kicks por cinco dias em junho
Fábrica da Nissan em Resende (RJ), que produz os modelos Kicks e V-Drive, terá produção suspensa por cinco dias por falta de semicondutores
A Nissan é mais uma montadora afetada pela falta de semicondutores. A montadora japonesa suspenderá a produção em Resende (RJ) por ao menos cinco dias em junho. A decisão foi confirmada poucos dias depois do anúncio de que General Motors e Volkswagen também suspenderão as atividades de produção no Brasil pelo mesmo motivo.
De acordo com o presidente da Nissan Mercosul, Airton Cousseau, a paralisação ocorrerá em dias alternados, e não de forma contínua. No entanto, de acordo com o site Automotive Business, a montadora ainda não definiu quais serão as datas ao certo. Isso se deve ao fato delas estarem condicionadas às unidades de componentes eletrônicos que chegam ao Brasil.
Cerca de dois mil trabalhadores, entre funcionários terceirizados e diretos, serão afetados com a decisão. Na fábrica da Nissan em Resende (RJ) são produzidos atualmente o SUV Kicks -- modelo mais vendido da marca japonesa no Brasil -- e o sedã V-Drive. Além disso, a fábrica fluminense é uma das cotadas para produzir o futuro mini-SUV Magnite em 2022.
A crise causada pela falta dos semicondutores tem afetado o setor automotivo em escala global. Além da fábrica em Resende (RJ), a Nissan também suspenderá temporariamente em junho a produção em unidades do Japão e México, dois mercados importantes para a marca. No Brasil, a Nissan vendeu 22.627 unidades até abril deste ano, sendo 13.040 do SUV Kicks.