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Mitsubishi Eclipse Cross vendido no Brasil é mais seguro

Latin NCAP rebaixa o SUV cupê de 5 para 3 estrelas, mas o carro vendido no Brasil mantém os sete airbags da nota anterior

13 dez 2019 - 12h40
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O Eclipse Cross foi testado com três airbags, mas no Brasil é vendido com sete em todas as versões.
O Eclipse Cross foi testado com três airbags, mas no Brasil é vendido com sete em todas as versões.
Foto: Latin NCAP / Reprodução

O Mitsubishi Eclipse Cross teve seu nível de segurança rebaixado pelo Latin NCAP porque o instituto verificou que o modelo tem versão comercializada com apenas dois airbags na América Latina. Assim, o carro caiu de cinco para três estrelas no teste de impacto, pois foi testado novamente com apenas dois airbags. Entretanto, os clientes da Mitsubishi no Brasil podem contar com a segurança máxima, pois o carro é vendido no mercado brasileiro com sete airbags e controle eletrônico de estabilidade em todas as suas versões.

É complicado para o Latin NCAP fazer um ranking para cada país. Em nome da segurança do motorista e dos passageiros, o instituto faz o teste com a configuração básica vendida em algum país da América Latina. Talvez seja injusto para a Mitsubishi do Brasil, mas seria ainda mais injusto para os clientes da marca em países cujo importador não tem a mesma preocupação com a segurança que acontece por parte dos importadores brasileiros. Por isso, em nossos testes, enquanto a Mitsubishi vender todas as versões com sete airbags, o Eclipse Cross continuará recebendo 5 pontos (o máximo em cada quesito). Caso mude, informaremos os leitores.

O mesmo não se pode dizer da picape L200, também envolvida em polêmica com o Latin NCAP, pois somente a versão topo de linha é vendida com sete airbags. Todas as outras versões são equipadas apenas com os airbags frontais, que são obrigatórios por lei. Porém, também nesse caso, a picape vendida no Brasil tem um nível superior. O Latin NCAP realizou um teste recente com a picape L200 sem nenhum airbag e o veículo obteve nota zero. Segundo o Latin NCAP, mesmo com dois airbags a L200 obteria no máximo duas estrelas, devido aos atuais protocolos de segurança.

A picape L200 foi testada sem airbags, mas no Brasil tem pelo menos dois e a versão topo de linha tem sete.
A picape L200 foi testada sem airbags, mas no Brasil tem pelo menos dois e a versão topo de linha tem sete.
Foto: Latin NCAP / Reprodução

Veja o comunicado do Latin NCAP sobre os carros da Mitsubishi

“Em 2018, o Latin NCAP avaliou o Mitsubishi Eclipse Cross com cinco estrelas para proteção de ocupantes adultos e três estrelas para proteção de ocupantes crianças, com base no equipamento de segurança padrão de sete airbags e ESC. Depois de detectar que algumas unidades do modelo estão sendo comercializadas na região sem os airbags laterais básicos, o Latin NCAP decidiu fazer uma nova avaliação e reduzir a classificação desse modelo para um cenário apenas de airbags dianteiros. A reavaliação indicou uma nova classificação do Mitsubishi Eclipse Cross de quatro estrelas para proteção de ocupantes adultos e três estrelas para proteção de ocupantes crianças.

Assim que o Latin NCAP reunir evidências de que o equipamento mínimo de segurança oferecido em todos os mercados do Latin NCAP é de sete airbags como padrão, o resultado publicado anteriormente será restaurado imediatamente. Após o recente resultado zero estrela da L200 que acabou de ser publicado, os importadores da Mitsubishi declararam oficialmente que os veículos L200 com dois airbags e ABS "cumprem os regulamentos locais e que a segurança é a principal prioridade da Mitsubishi". De acordo com os atuais protocolos do Latin NCAP, esse equipamento não permitiria um resultado de mais de três estrelas, e a partir de 2020 provavelmente não mais que duas estrelas. Como os representantes da Mitsubishi dizem que a maior prioridade é a segurança, o Latin NCAP espera que eles ajam de acordo e façam o mesmo que, por exemplo, a Toyota, que proporciona cinco estrelas com a Hilux, ou a Chevrolet com o Novo Onix. Em ambos os casos, e em muitos outros, são oferecidos níveis de segurança padrão que geralmente excedem os regulamentos locais.”

Guia do Carro
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