Honda Civic deprecia menos que o Toyota Corolla
Na guerra dos sedãs médios japoneses, o Civic surpreende, bate o Corolla na hora de vender e é mais negócio no usado. Entenda os números
Honda Civic ou Toyota Corolla? Essa é uma das guerras mais acirradas da indústria automobilística e está presente também no Brasil. Nem tanto em termos de venda, pois o Corolla vende cerca de 2.500 carros a mais por mês do que o Civic. Mas, na hora de fazer negócio com esses carros, a situação muda. O Honda Civic deprecia menos -- tanto na hora de trocar por outro carro quanto na hora da compra de um usado. É o que aponta um estudo do site KBB Brasil (especializado em precificação) feito com exclusividade para o GUIA DO CARRO.
O Honda Civic tem uma média de depreciação de 25,1% na hora da troca, contra 26,7% do Toyota Corolla. O estudo considerou 10 versões (cinco de cada carro) entre outubro de 2019 e março de 2020. Todas as versões analisadas são automáticas. O melhor desempenho foi o Honda Civic LX 2.0, que deprecia 20,9%, bem abaixo da média do modelo. Isso significa que o carro perderá menos valor quando um particular for vender para o lojista. Confira os números.
P. | MODELO E VERSÃO | VALOR |
1 | HONDA CIVIC LX 2.0 | -20,9% |
2 | TOYOTA COROLLA XEi 2.0 | -23,8% |
3 | TOYOTA COROLLA ALTIS 2.0 | -24,5% |
4 | TOYOTA COROLLA GLi 2.0 | -24,5% |
5 | HONDA CIVIC EXL 2.0 | -25,8% |
6 | HONDA CIVIC EX 2.0 | -25,8% |
7 | HONDA CIVIC SPORT 2.0 | -26,4% |
8 | HONDA CIVIC TOURING 1.5T | -26,6% |
9 | TOYOTA COROLLA ALTIS HYBRID PREMIUM 1.8 | -29,8% |
10 | TOYOTA COROLLA ALTIS HYBRID 1.8 | -30,9% |
O KBB Brasil analisou também a depreciação do Honda Civic e do Toyota Corolla na hora de comprar um seminovo de um lojista. Nesse caso, a pesquisa serve para mostrar quais são os carros que os lojistas mais valorizam. Novamente a vitória ficou com o Civic LX 2.0, com “depreciação positiva” de 1,7%, ou seja, os lojistas cobram mais do que estavam cobrando há seis meses. Nessa modalidade, aliás, o Civic deu um banho, pois ocupou os quatro primeiros lugares.
P. | MODELO E VERSÃO | VALOR |
1 | HONDA CIVIC LX 2.0 | +1,8% |
2 | HONDA CIVIC SPORT 2.0 | +0,9% |
3 | HONDA CIVIC EXL 2.0 | -0,3% |
4 | HONDA CIVIC TOURING 1.5T | -2,6% |
5 | TOYOTA COROLLA ALTIS HYBRID 1.8 | -3,5% |
6 | TOYOTA COROLLA GLi 2.0 | -3,8% |
7 | TOYOTA COROLLA XEi 2.0 | -3,9% |
8 | HONDA CIVIC EX 2.0 | -4,1% |
9 | TOYOTA COROLLA ALTIS HYBRID PREMIUM 1.8 | -4,4% |
10 | TOYOTA COROLLA ALTIS 2.0 | -7,6% |
É interessante notar que o mercado deprecia mais as versões híbridas do que as versões turbinadas. Nos dois estudos, o Civic Touring com motor 1.5 turbo ficou à frente do Corolla Hybrid. Na questão interna do Toyota, a versão Hybrid Premium (completa) ficou mais bem colocada do que a básica na hora de vender o carro para um lojista, porém bem atrás na hora de comprar um seminovo do lojista. Significa que o mercado não está dando tanta importância para os equipamentos extras que vêm com o Corolla Hybrid Altis Premium por R$ 6.000 a mais. Deixe nos comentários sua sugestão para outros estudos na parceria editorial entre o GUIA DO CARRO e o site KBB Brasil.