PUBLICIDADE

Ferrari revela duas novas séries especiais com motor V12

Baseadas no modelo 812 Superfast, novos Ferrari chegam com motor V12 aspirado de 830 cv, o mais potente da história da marca italiana

6 mai 2021 05h00
ver comentários
Publicidade
Ferrari 812 Competizione e Competizone A (de Aperta, Aberta).
Ferrari 812 Competizione e Competizone A (de Aperta, Aberta).
Foto: Ferrari

A Ferrari apresentou os novos modelos especiais 812 Competizione e 812 Competizione A. O evento foi transmitido ao vivo do Circuito de Fiorano, na Itália. Baseados no modelo 812 Superfast, os dois novos Ferrari terão produção limitada e contam com o motor V12 aspirado mais potente da história da marca.

O grande destaque dos novos 812 Competizione é o motor 6.5 V12 aspirado que oferece 830 cv de potência e 692 Nm de torque. Ele é basicamente o mesmo utilizado no Ferrari 812 Superfast, mas com 30 cv a mais. Com essas modificações, ele se torna o motor mais potente da história da marca italiana. Sempre associado a um câmbio de dupla embreagem de sete marchas, os dois Ferrari aceleram de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e atingem 340 km/h de velocidade máxima.

Ferrari 812 Competizione.
Ferrari 812 Competizione.
Foto: Ferrari

Segundo a Ferrari, o motor V12 passou por algumas modificações para oferecer a potência extra. Dentre as mudanças, estão os novos sistemas de admissão e combustão, novos pistões com revestimento de carbono, que reduz o atrito, consumo de combustível e desgaste, bielas de titânio 40% mais leves do que as originais de aço, além de um novo virabrequim, rebalanceado e 3% mais leve do que o anterior.

Interior é praticamente o mesmo do modelo 812 Superfast.
Interior é praticamente o mesmo do modelo 812 Superfast.
Foto: Ferrari

A rotação máxima dos motores também subiu para 9.500 rpm. De acordo com a Ferrari, isso possibilita acelerações mais progressivas e “uma sensação de potência ilimitada”. Completando as novidades, os novos 812 Competizione também contam com uma nova central de admissão, novo sistema de gerenciamento de injeção e ignição com monitoramento constante através da central eletrônica (ECU). O sistema de refrigeração do motor também é novo, 10% mais eficiente do que o original. Por fim, a Ferrari ainda adotou um tipo de óleo menos viscoso (Shell Helix 5W40) do que o utilizado no 812 Superfast.

Ferrari 812 Competizione A tem a capota tipo targa, removível.
Ferrari 812 Competizione A tem a capota tipo targa, removível.
Foto: Ferrari

Por fora, a maior diferença entre os dois Ferrari é o teto. O Ferrari 812 Competizione A conta com teto destacável como um modelo targa, enquanto o 812 Competizione traz teto fechado como um cupê. Ambos os modelos ganharam novos para-choques e rodas de 20’’ com design inédito. Completam as novidades os apliques aerodinâmicos e uma peça de fibra de carbono sobre o capô, que serve para esconder as saídas de ar do motor V12.

Ferrari 812 Competizione.
Ferrari 812 Competizione.
Foto: Ferrari

A versão fechada conta ainda com uma peça de alumínio no lugar do vidro traseiro, enquanto o modelo targa conta com protetores de cabeça de fibra de carbono, que ficam aparentes quando o teto é recolhido. Além disso, a altura da carroceria é menor na versão aberta, por causa da parte traseira, que foi reprojetada para acomodar o teto.

Ferrari 812 Competizione.
Ferrari 812 Competizione.
Foto: Ferrari

Por dentro, os novos Ferrari trazem praticamente o mesmo interior do 812 Superfast. No entanto, há alguns apliques de acabamento na cor amarela, e as portas ganharam novos painéis mais leves, contribuindo para o peso total de 1.487 kg. A relação peso-potência é de 1,8 kg / cv.

Ferrari 812 Competizione A, de Aperta (Aberta).
Ferrari 812 Competizione A, de Aperta (Aberta).
Foto: Ferrari

Com entregas previstas para o primeiro trimestre de 2022, os dois Ferrari já estão esgotados. De acordo com a Ferrari, serão produzidas 999 unidades do modelo 812 Competizione, e 599 do modelo Competizione A (Aperta). Os novos Ferrari foram vendidos na Itália por € 499.000 (cerca de R$ 3,2 milhões) no 812 Competizione e € 578.000 (cerca de R$ 3,7 milhões) no 812 Competizione Aperta.

 

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade