0

Duster ganha picape Cabine Simples 4x4 a diesel na Romênia

Surpresa: marca romena da Renault começa a vender uma exclusiva picapinha SUV de cabine simples como alternativa para a Duster Oroch

2 nov 2020
21h11
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Dacia Duster Pick-up tem uma caçamba compacta com capacidade para transportar 1.000 litros de carga.
Dacia Duster Pick-up tem uma caçamba compacta com capacidade para transportar 1.000 litros de carga.
Foto: Dacia / Divulgação

A picape Duster Oroch foi a primeira a oferecer cabine dupla numa carroceria monobloco de SUV compacto. Ela foi lançada pela Renault e logo em seguida surgiu a Fiat Toro, baseada no Jeep Renegade. Agora, a Dacia inova mais uma vez. A marca romena que pertence ao Grupo Renault lançou para o mercado local uma picape Duster de cabine simples.

Ao contrário da cabine dupla, ela não tem o nome de Oroch, mas sim de Duster Pick-up. O veículo tem uma proposta simples: ser um “burro de carga”. O Dacia Duster Pick-up tem uma caçamba compacta com capacidade para transportar 1.000 litros de carga. A picape é vendida apenas com motor 1.5 a diesel de 115 cavalos, câmbio manual e tração 4x4. Ela têm ângulos de entrada e de saída de 30 e 33 graus, respectivamente.

Motor é 1.5 a diesel de 115 cv com tração 4x4 e ótimos ângulos de entrada e saída.
Motor é 1.5 a diesel de 115 cv com tração 4x4 e ótimos ângulos de entrada e saída.
Foto: Dacia / Divulgação

A picapinha já encantou alguns europeus, por ser muito robusta e focar na capacidade off-road e transporte de carga. Ela é vendida somente na cor branca. A pequena Duster Pick-up foi uma criação independente, mas a Dacia gostou da ideia e passou a vendê-la oficialmente. Por isso, a marca romena não fez nenhum alarde sobre o veículo, que, evidentemente, passa por um teste de mercado.

Picapinha Duster Cabine Simples mede 4,341 m de comprimento e tem 2,673 m de entre-eixos.
Picapinha Duster Cabine Simples mede 4,341 m de comprimento e tem 2,673 m de entre-eixos.
Foto: Dacia / Divulgação

O Dacia Duster Pick-up pode ser uma opção para o mercado brasileiro. Se a Duster Oroch não tem grande apelo de vendas, por ser menos vistosa e sofisticada do que a Fiat Toro (apesar de suas qualidades mecânicas), a pequena Duster Pick-up cabine simples pode ser um diferencial de vendas para a Renault. Para isso, é preciso manter a configuração original: motor a diesel e tração 4x4, coisa que nenhuma das três picapinhas do mercado (Fiat Strada, Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana) oferece.

Picapinha SUV é uma ideia genial da Dacia e cairia bem para a Renault no mercado brasileiro.
Picapinha SUV é uma ideia genial da Dacia e cairia bem para a Renault no mercado brasileiro.
Foto: Dacia / Divulgação

Na Romênia, o novo Dacia Duster Pick-up é vendido por 22.546 euros, já com os impostos incluídos. No Brasil, mantendo a proporção que a Dacia colocou para o Duster na Romênia, a picapinha custaria cerca de R$ 115 mil.

Só a tampa da caçamba, quando aberta, tem capacidade para mais 500 kg de carga.
Só a tampa da caçamba, quando aberta, tem capacidade para mais 500 kg de carga.
Foto: Dacia / Divulgação

A picapinha Duster cabine simples mede 4,341 m de comprimento, 1,822 m de largura e 1,678 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,673 m e a largura com os espelhos é de 2,052 m. O vão livre é de 22,4 cm. Só a tampa da picapinha suporta 500 kg de carga, se estiver aberta, o que aumenta sua versatilidade. Fechada, a caçamba tem 1,650 m de comprimento e duas medidas de largura: 1,350 m perto da cabine e 970 cm no restante.

Dacia Duster Pick-up é vendida em configuração única e apenas na cor branca.
Dacia Duster Pick-up é vendida em configuração única e apenas na cor branca.
Foto: Dacia / Divulgação

 

Veja também:

Arrizo 6, o sedã chinês que conquista pelo conforto
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade