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Conheça o carro elétrico da Toyota que custa R$ 80 mil

Revelado em 2020, microcarro elétrico Toyota C+pod oferece até 150 km de alcance e já pode ser adquirido pelo público japonês por R$ 80 mil

30 dez 2021 - 11h46
(atualizado às 11h51)
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Toyota C+pod
Toyota C+pod
Foto: Toyota/Divulgação

Lançado em 2020 no Japão, o Toyota C+pod é uma das iniciativas da montadora japonesa para alcançar a mobilidade neutra em carbono até 2035. Até então comercializado apenas para empresas e órgãos governamentais, o Toyota C+pod já pode ser adquirido desde a última semana pelo consumidor final por um preço inicial de 1,65 milhões de ienes (R$ 79.590). 

Inicialmente, o microcarro elétrico será oferecido no Japão através de um contrato de leasing através das concessionárias Toyota e nas agências Toyota Rental & Lease Agencies em todo o país asiático. De acordo com a Toyota, o contrato permite o uso casual do C+pod enquanto, ao mesmo tempo, garante a coleta abrangente de veículos com iniciativas proativas 3R (reduzir, reutilizar, reciclar) para as baterias a bordo. 

Toyota C+pod
Toyota C+pod
Foto: Toyota/Divulgação

Por fora, o Toyota C+pod chama a atenção pelo pequeno porte, que é apenas um pouco maior do que o Renault Twizy. O C+pod mede 2,49 m de comprimento, 1,29 m de largura e 1,55 m de altura. Ao contrário do microcarro francês, o Toyota C+pod leva dois ocupantes lado a lado, e ainda conta com um pequeno porta-malas atrás dos assentos. Em comparação com o Smart EQ Fortwo, o elétrico japonês é 20 cm mais curto e 37 cm mais estreito. 

Na dianteira, o Toyota C+pod traz faróis de aspecto horizontal, que invadem as laterais do modelo. Eles são interligados pelo bocal de recarga, que fica escondido sob o logotipo da Toyota. Logo abaixo, o para-choque dianteiro traz uma entrada de ar com acabamento em plástico preto. Na lateral, as rodas contam com calotas integrais e o modelo traz pintura em dois tons.

Na traseira, as lanternas de led tem formato de “L” e são posicionadas em posição vertical. A tampa do porta-malas traz o nome C+pod e o logotipo da Toyota, enquanto o para-choque abriga a placa. De acordo com a Toyota, o modelo foi projetado como uma alternativa de mobilidade tanto para jovens condutores como motoristas idosos. Por dentro, o acabamento é simples, feito em plástico rígido.

Na parte superior do painel, há um display que reúne o velocímetro digital e as principais informações do funcionamento do veículo. Por se tratar de um carro vendido no Japão, o Toyota C+pod traz o volante posicionado no lado direito. Os bancos são revestidos de tecido. Também há um console central, que concentra as principais funções do carro, como os botões de ventilação e do câmbio (por se tratar de um carro elétrico, há apenas as funções Drive, Neutro e Ré).

Toyota C+pod
Toyota C+pod
Foto: Toyota/Divulgação

Equipado com um motor elétrico traseiro de apenas 12,5 cv de potência e 55 Nm de torque, o Toyota C+pod oferece um desempenho adequado apenas para o uso urbano, com uma velocidade máxima de 60 km/h. O modelo conta com baterias de íons de lítio de 9,06 kWh que oferecem até 150 km de alcance. De acordo com a Toyota, a recarga completa leva cerca de 5h em uma tomada 220V e 16h em uma de 110V.

No Japão, o Toyota C+pod está disponível nas versões X e G, que custam respectivamente 1,65 milhões de ienes (R$ 79.590) e 1,71 milhões de ienes (R$ 83.090). Apesar de não ter previsão de chegar ao Brasil, o C+pod seria uma opção interessante no mercado nacional. Atualmente, o carro elétrico mais em conta do país é o JAC E-JS1, que parte de R$ 164.900.

Toyota C+pod
Toyota C+pod
Foto: Toyota/Divulgação
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