PUBLICIDADE

Confira 20 SUVs que serão lançados no Brasil em 2022

Adiantamos 20 novidades que as montadoras preparam para o mercado brasileiro no segmento de SUVs, que terá lançamentos importantes em 2022

25 dez 2021 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Novo Honda HR-V chegará ao Brasil em 2022
Novo Honda HR-V chegará ao Brasil em 2022
Foto: Honda/Divulgação

O mercado automotivo brasileiro terá novidades importantes em 2022. Após um 2021 marcado por uma série de lançamentos e pela crise dos semicondutores, muitas montadoras preparam novidades em diferentes segmentos. Além das categorias de hatches, sedãs e picapes já listadas anteriormente, as montadoras também preparam algumas novidades para o segmento de SUVs, que segue em alta, e deve concentrar a maioria dos lançamentos do mercado brasileiro em 2022. Confira 20 SUVs que podem chegar ao Brasil no ano que vem.

Fiat Projeto 376

Previsto para estrear no segundo semestre do ano que vem, o Projeto 376 da Fiat será um SUV cupê médio. O SUV cupê da Fiat ainda não tem nome. É possível que a marca italiana adote a mesma estratégia usada no lançamento do Pulse, que ganhou o nome numa disputa pela internet com os nomes Domo e Tuo. O Projeto 376 será o segundo veículo da nova plataforma MLA (Modular Architecture). Porém, o carro será maior que o Pulse e deve ter o porte do Fiat Cronos.

Já flagrado em testes no Brasil, o novo SUV da Fiat deve trazer o motor 1.3 turbo de 185 cv da picape Toro nas versões topo de linha. Para as versões de entrada, é provável que o novo SUV seja equipado com o motor 1.0 turbo de 130 cv que estreou no Fiat Pulse. Em relação à transmissão, o novo modelo deve contar com o câmbio automático de 6 marchas e um automático do tipo CVT com simulação de 7 marchas.

Fiat SUV Coupé: Projeto 376
Fiat SUV Coupé: Projeto 376
Foto: Kleber Silva / Projeção KDesign

Jeep Renegade

O SUV mais vendido do Brasil em 2021 ganhará novidades já no início do ano que vem. O motor 2.0 diesel, que fez a fama do Jeep Renegade nos últimos seis anos, será abandonado em 2022. A Stellantis confirmou que o SUV compacto passará a adotar apenas o novo motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 270 Nm que equipa o Jeep Compass. O novo motor estará disponível nas versões 4x2 e 4x4, com opções de câmbio automático de 6 ou 9 marchas.

Além disso, a Jeep também prepara uma reestilização visual para o Renegade. Por fora, as novidades do modelo devem se concentrar na dianteira, com destaque para o novo para-choque, que traz entradas de ar maiores e novos posicionamentos para os faróis de neblina e as luzes diurnas. Na traseira, as lanternas de led também contarão com um novo design interno. Por dentro, o SUV ganhará o novo volante do Jeep Compass e uma nova central multimídia com tela maior e novos recursos. 

Projeção do Jeep Renegade 2023
Projeção do Jeep Renegade 2023
Foto: Kleber Silva / KDesign

Fiat Pulse Abarth

Principal lançamento da Fiat em 2021, o Pulse terá novidades importantes em 2022. A montadora italiana prepara uma versão esportiva Abarth para o modelo, que terá como grande destaque o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 270 Nm que equipa o Jeep Compass e a picape Fiat Toro. Repetindo o conjunto mecânico já utilizado nos demais modelos com esse motor, o câmbio será um automático de 6 marchas.

Previsto para estrear em 2022, o Pulse Abarth também será o primeiro carro da divisão esportiva criado no Brasil. Por fora, a inédita versão terá detalhes esportivos, com destaque para o logo da divisão esportiva Abarth. Por dentro, são esperadas mudanças nos materiais de acabamento e em revestimentos do interior. Detalhes como a direção e a suspensão também devem ganhar ajustes próprios para oferecer um comportamento mais esportivo ao SUV. 

Fiat Pulse Abarth
Fiat Pulse Abarth
Foto: Kleber Silva / KDesign

Chevrolet Equinox

Produzido no México, o Equinox foi um dos modelos mais afetados pela crise mundial dos semicondutores, o que adiou a chegada do SUV reestilizado ao Brasil para o início de 2022. Por fora, o Equinox ganhou uma nova grade dianteira cromada, que divide os faróis de led, que também são novos. Os para-choques frontal e traseiro também são novos, e as lanternas traseiras ganharam novos elementos internos de LED. 

Por dentro, o novo Equinox promete ser mais conectado do que nunca. Além da conectividade 4G com Wi-Fi a bordo, o novo Equinox terá suporte aos aplicativos Spotify e Alexa nativamente na central multimídia MyLink do veículo. Sob o capô, o motor é o mesmo 1.5 turbo de 172 cv e 272 Nm que equipa o Equinox atual, que ainda oferece tração integral e câmbio automático de 6 marchas. O porta-malas tem 478 litros de capacidade.

Novo Chevrolet Equinox
Novo Chevrolet Equinox
Foto: GM/Divulgação

Caoa Chery Tiggo 5X Pro

Já flagrado em testes no Brasil, o Caoa Tiggo 5X Pro será a reestilização do atual Tiggo 5X. Previsto para estrear já no início de 2022, o SUV terá mudanças tanto no design quanto na mecânica. Esteticamente, as mudanças se resumem aos novos para-choques dianteiro e traseiro. A grade frontal será maior do que a atual, e terá formato hexagonal. Na traseira, as lanternas passam a ser interligadas por uma régua prateada. O novo SUV deve ser posicionado entre o atual Tiggo 5X e o recém-lançado Tiggo 7 Pro.

Por dentro, o console terá linhas inspiradas no Tiggo 7, com direito a uma central multimídia de aspecto flutuante e painel de instrumentos digital. Segundo informações da Revista Quatro Rodas e do site Autos Segredos, o motor 1.5 turbo flex de 150 cv e 210 Nm de torque deve ser mantido sob o capô. No entanto, o câmbio automatizado de dupla embreagem e 6 marchas deve ser substituído por um automático do tipo CVT. 

Caoa Chery Tiggo 5X Pro
Caoa Chery Tiggo 5X Pro
Foto: Divulgação

BYD Song Plus

Além do sedã Han, a BYD também pretende oferecer o SUV Song Plus no mercado brasileiro já em 2022. Com visual ousado e a promessa de rodar até 1.200 km com apenas um tanque de combustível, o BYD Song Plus já foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), e será uma das principais apostas da montadora chinesa no Brasil. 

Sob o capô, as versões híbridas do BYD Song Plus trazem um motor 1.5 turbo a gasolina de 110 cv e 135 Nm associado a um motor elétrico. Juntos, eles oferecem potência combinada de até 198 cv e 325 Nm de torque. O câmbio é um automatizado de dupla embreagem de 7 marchas, e o modelo conta ainda com um modo de condução totalmente elétrico. O alcance é de até 110 km na versão mais potente e de 51 km nas configurações mais em conta.

BYD Song Plus
BYD Song Plus
Foto: Divulgação

Great Wall Haval H6

Junto com a picape média Poer, a chinesa Great Wall também deve trazer o SUV Haval H6 ao Brasil. Sucesso de vendas na China, o Haval H6 é um SUV médio do porte do Chevrolet Equinox. A terceira geração do modelo foi lançada em 2020, e traz design mais maduro do que as primeiras gerações do SUV. No Brasil, o Haval H6 deve ter preços entre os Caoa Chery Tiggo 7 Pro e o Tiggo 8.

Na China, o novo Haval H6 tem duas opções de motor e duas de transmissão. Uma delas é um motor 1.5 turbo de 171 cv e 285 Nm. A outra é um 2.0 turbo de 227 cv e 385 Nm. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem com 7 marchas. Um dos destaques do Haval H6 é o novo interior, bastante moderno, que traz painel digital e um display central de 12”. Já registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o novo SUV pode chegar ao Brasil em meados do ano que vem.

Great Wall Haval H6
Great Wall Haval H6
Foto: Divulgação

Jeep Compass 4xe

Reestilizado em abril deste ano, o Jeep Compass ainda guarda uma carta na manga para o ano que vem. A montadora americana pretende lançar uma versão híbrida do SUV no Brasil. Previsto para 2020, o Jeep Compass 4xe foi adiado para este 2022 por conta da pandemia de Covid-19 e pela crise dos semicondutores. A princípio, ele chegará ao país importado da Itália, com grandes chances de ser produzido posteriormente em Goiana (PE).

Batizado de Compass 4xe, o modelo com tração nas quatro rodas conta com dois motores, que oferecem potência combinada de 240 cv. Um deles é o motor conhecido 1.3 turbo de 180 cv e 270 Nm do Compass nacional, só que em versão somente a gasolina. Ele fornece tração para as rodas dianteiras, enquanto um motor elétrico de 60 cv e 250 Nm traciona as rodas traseiras.

Jeep Compass 4xe
Jeep Compass 4xe
Foto: Divulgação

Caoa Chery Tiggo 8 Pro

Já flagrado em testes no Brasil, o novo Tiggo 8 Pro deve ser um dos principais lançamentos da Caoa Chery em 2022. Com novidades no visual e acabamento mais refinado, o Tiggo 8 Pro não será o substituto do atual modelo. O novo SUV de 7 lugares será produzido em Anápolis (GO), e deve ser oferecido em uma faixa de preços acima. 

Sob o capô, o novo Caoa Chery Tiggo 8 Pro deve manter o atual 1.6 turbo de 187 cv e 275 Nm que equipa o Tiggo 8, assim como o câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas. A lista de equipamentos, no entanto, será mais recheada. Dentre os itens de série, o novo Tiggo 8 Pro deve trazer 8 airbags, bancos com ajustes elétricos e funções de aquecimento ou resfriamento, além de uma nova central multimídia. 

Chery Tiggo 8 Pro
Chery Tiggo 8 Pro
Foto: Chery / Divulgação

Caoa Exeed LX

A Caoa se prepara para o lançamento da marca de luxo Exeed no Brasil. O primeiro modelo da divisão sofisticada da Chery a chegar ao mercado nacional deve ser o SUV Exeed LX, que já foi flagrado em testes no país. O SUV é baseado no Tiggo 7, mas tem design diferente do modelo da Chery. O interior também é exclusivo, com destaque para o painel de instrumentos e da central multimídia, que contam com 12,3’’ cada. Visualmente, o conjunto lembra a central MBUX do Mercedes Classe A. 

Sob o capô, o conjunto mecânico será o mesmo que equipa o Tiggo 8. Assim como os demais SUVs da Caoa Chery, o Exeed LX também deve ser produzido na fábrica da marca sino-brasileira em Anápolis (GO). No entanto, o SUV ainda não conta com uma data oficial de lançamento no país, podendo chegar apenas em meados do ano que vem ou apenas em 2023.

Caoa Exeed LX
Caoa Exeed LX
Foto: Divulgação

Caoa Exeed VX

Outro lançamento da Caoa Exeed deve ser o SUV VX. Posicionado do topo do portfólio da montadora chinesa, o Exeed VX segue a mesma receita que o modelo LX, que é baseado no Tiggo 7. Com capacidade para 7 ocupantes, o VX é uma versão mais requintada do Tiggo 8. No entanto, o Exxed VX conta com design distinto e acabamento mais luxuoso do que o SUV já vendido no Brasil.

O Exeed LX conta com duas opções de motor na China. A mais em conta utiliza o mesmo conjunto do Tiggo 8 nacional. Já a versão mais potente é equipada com um motor 2.0 turbo de 254 cv e 389 Nm. Ambas as versões trazem sempre um câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas. A tração pode ser dianteira ou integral, e assim como o Exceed LX, o modelo VX deve chegar ao Brasil em meados do ano que vem ou apenas em 2023.

Caoa Exeed VX
Caoa Exeed VX
Foto: Divulgação

Great Wall Haval Jolion

A Great Wall também deve trazer o SUV Haval Jolion ao Brasil. Ele é um pouco menor do que o Haval H6, e tem porte semelhante ao do Jeep Compass e do Volkswagen Taos. Cogitado para ser um dos modelos da Great Wall produzidos na fábrica de Iracemápolis (SP), o Haval Jolion deve chegar ao país inicialmente importado. O design chama a atenção, e segue a atual identidade visual da montadora chinesa.

Sob o capô, o SUV chinês traz um motor 1.5 turbo de 150 cv e 220 Nm. O câmbio é um automatizado de dupla embreagem com 7 marchas, e a tração é dianteira. Por dentro, o Haval Jolion traz painel de instrumentos digital e central multimídia de aspecto flutuante. Assim como os demais modelos da Great Wall, o Haval Jolion ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, podendo chegar em meados do ano que vem ou posteriormente.

Great Wall Haval Jolion
Great Wall Haval Jolion
Foto: Divulgação

Honda HR-V

O novo Honda HR-V será o carro-chefe da montadora japonesa no Brasil. Totalmente renovado e mais refinado, o novo SUV já foi flagrado em testes no país, e deve ser lançado no segundo semestre de 2022. Ao contrário do novo Civic, que chegará ao país importado, a nova geração do Honda HR-V será produzida na nova fábrica de Itirapina (SP). O novo SUV deve ser posicionado numa faixa de preços acima da atual, com valores próximos aos do Toyota Corolla Cross.

Sob o capô, o novo Honda HR-V deve trazer nas versões de entrada o novo motor 1.5 aspirado de 126 cv que estreou no novo City, e o atual 1.5 turbo de 173 cv e 218 Nm de torque nas versões topo de linha. O câmbio será sempre um automático do tipo CVT. O novo SUV também terá uma lista de equipamentos recheada, com destaque para o pacote Honda Sensing de assistências ao condutor e segurança. 

Novo Honda HR-V
Novo Honda HR-V
Foto: Honda/Divulgação

Hyundai Tucson

Apresentado mundialmente em 2020, o novo Hyundai Tucson deve chegar ao Brasil em 2022 pelas mãos do Grupo Caoa. A nova geração do SUV cresceu em dimensões e conta com um design ousado, que segue a nova identidade visual da marca sul-coreana. Por dentro, o destaque fica para a central multimídia de 10,25" com suporte aos recursos Apple CarPlay e Android Auto sem fio, e para o painel de instrumentos digital também de 10,25’’. 

Sob o capô, o Hyundai Tucson pode chegar ao Brasil com um motor 1.6 turbo de 180 cv e 264 Nm associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas. Outra possibilidade é uma inédita versão híbrida de 230 cv, que já é oferecida no Tucson vendido nos EUA. Inicialmente, o novo Hyundai Tucson deve chegar ao Brasil apenas importado. Posteriormente, o modelo tem grandes chances de ser produzido na fábrica do Grupo Caoa em Anápolis (GO).

Novo Hyundai Tucson
Novo Hyundai Tucson
Foto: Hyundai

Hyundai Creta

Lançada em agosto, a nova geração do Hyundai Creta terá duas novidades importantes em 2022. A primeira delas será a chegada da versão Sport, que já foi flagrada pelo Guia do Carro em testes na cidade de São Paulo (SP). Apesar do visual esportivo, a nova versão deve trazer o atual motor 2.0 aspirado de 166 cv que hoje equipa apenas a topo de linha Ultimate. O câmbio será um automático de 6 marchas. 

A outra novidade será a inédita versão de 7 lugares. Batizada de Creta Grand, a versão esticada do SUV da Hyundai já é oferecida na Índia e no México. Por fora, o modelo chama a atenção pelo balanço traseiro maior e pela traseira com design inédito. Assim como a versão de 5 lugares, o novo Hyundai Creta Grand será produzido em Piracicaba (SP), e deve contar com o motor 2.0 do atual Creta Ultimate. 

Hyundai Creta Grand
Hyundai Creta Grand
Foto: Hyundai/Divulgação

Kia Niro

O Kia Niro já é uma promessa antiga da marca sul-coreana para o Brasil. Mostrado pela primeira vez ao público brasileiro em 2018, o Kia Niro já constava na tabela de consumo do Inmetro e teve o lançamento inicialmente confirmado para o fim de 2021. No entanto, o SUV deve ser lançado no Brasil apenas em meados de 2022 já na próxima geração, que foi apresentada há um mês no Salão de Seul (Coreia do Sul). 

Por fora, o novo Kia Niro segue a atual (e ousada) identidade visual da montadora sul-coreana, que traz design inspirado em elementos da natureza. Por dentro, o novo SUV segue o layout adotado pelos lançamentos recentes da Kia, e o acabamento também conta com materiais reciclados nos revestimentos dos bancos, teto e portas. Com porte um pouco menor do que os SUVs médios, o novo Kia Niro apostará em versões híbridas para conquistar consumidores do Jeep Compass e do Toyota Corolla Cross.

Novo Kia Niro
Novo Kia Niro
Foto: Kia Motors / Divulgação

Kia Sportage

Revelado mundialmente em junho, o novo Kia Sportage chegará eletrificado ao Brasil em 2022. Sob o capô, a nova geração do SUV terá o mesmo conjunto do Sorento híbrido, que oferece 230 cv de potência e faz até 16,5 km/l com gasolina. Com dimensões maiores do que o modelo anterior, o novo Sportage aposta em um design de linhas ousadas para se manter na liderança entre os carros de passeio vendidos pela Kia no Brasil.

Por dentro, o novo Kia Sportage aposta em um acabamento mais luxuoso, que utiliza materiais como couro, metal e madeira. O painel conta com um grande display curvo que une o painel de instrumentos e a central multimídia na mesma moldura. Visualmente, a peça se parece com a utilizada no elétrico Kia EV6. O novo Kia Sportage deve chegar ao Brasil um pouco mais caro do que o modelo atual, que parte de R$ 176.990.

Novo Kia Sportage
Novo Kia Sportage
Foto: Kia Motors / Divulgação

Kia Seltos

Outro modelo cotado para chegar ao Brasil em 2022 é o SUV Kia Seltos. Promessa antiga da montadora sul-coreana, o Seltos compartilha plataforma com o Hyundai Creta. Já oferecido na Argentina, o modelo se encontra em fase de homologação no Brasil. No exterior, o Seltos pode ser equipado com um motor 1.6 turbo de 177 cv ou o 2.0 aspirado do Creta brasileiro, programado para oferecer 160 cv de potência. 

Flagrado em testes no Brasil, o Kia Seltos chama a atenção pelo visual ousado. Na dianteira, o destaque fica para os faróis de formato irregular, que acompanham o desenho “nariz de tigre” da grade frontal. Na traseira, as lanternas de aspecto horizontal são interligadas por uma barra cromada. Importado da Coreia do Sul, o Kia Seltos deve ser oferecido em uma faixa de preços abaixo do atual Kia Sportage, que parte de R$ 177 mil.

Kia Seltos
Kia Seltos
Foto: Kia Motors / Divulgação

Volkswagen Tiguan AllSpace

Apresentado em maio na Europa, o Volkswagen Tiguan Allspace reestilizado chegará ao Brasil em 2022. Além de modificações no design, o SUV de 7 lugares também ganhou mais equipamentos e novidades pontuais no interior. Outra novidade é o pacote de assistências ao condutor IQ.Drive, que conta com funções como frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.

Importado do México, o novo Volkswagen Tiguan Allspace também terá mudanças na motorização. Além do motor 2.0 TSI de 230 cv e 350 Nm, ele deve ganhar uma inédita versão híbrida, equipada com o motor 1.5 TSI associado a um motor elétrico, para oferecer 245 cv de potência e 370 Nm de torque, números idênticos aos do Golf GTI europeu. O câmbio será o automatizado de dupla embreagem DSG de 7 marchas, sempre com tração integral.

Novo Volkswagen Tiguan AllSpace
Novo Volkswagen Tiguan AllSpace
Foto: VW / Divulgação

Volvo C40

Depois do lançamento do Volvo XC40 elétrico, a montadora sueca se prepara para a chegada do novo Volvo C40. O novo modelo é um SUV cupê derivado do XC40, e não terá versões com motor a combustão. Projetado desde o zero pensado em ser um carro elétrico, o Volvo C40 conta com uma bateria de íon-lítio de 78 kWh que oferece ao modelo até 420 km de autonomia. Visualmente, o Volvo C40 conta com uma traseira totalmente diferente do XC40, com lanternas de design afilado que invadem a tampa do porta-malas.

Em relação à motorização, nada muda em relação ao XC40 Recharge. O Volvo C40 conta com dois motores elétricos que oferecem uma potência combinada de 408 cv e 660 Nm de torque. Esse conjunto permite que o SUV cupê acelere de 0 a 100 km/h em 4,7s e alcance uma velocidade máxima de 180 km/h (limitada eletronicamente). O novo Volvo C40 deve chegar ao Brasil já no primeiro trimestre de 2022, com preços em torno de R$ 400 mil.

Novo Volvo C40 Recharge
Novo Volvo C40 Recharge
Foto: Volvo/Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade