Em 27 de dezembro de 1945 teve início a produção em série do Volkswagen Sedan (Tipo 1). Este foi o verdadeiro começo da história de sucesso do Fusca. O modelo foi originalmente planejado como um projeto de prestígio dos nazistas. Mas de 1939 em diante a fábrica de Wolfsburg produziu armamentos em vez de veículos.
Até o final da Segunda Guerra Mundial, apenas 630 unidades do modelo, que havia sido rebatizado de “KdF-Wagen” em 1938, deixaram a fábrica da Volkswagen. Foi somente sob a tutela britânica que a história de sucesso do Fusca começou em Wolfsburg, graças à visão estratégica do Major Ivan Hirst.
A produção em série do Volkswagen civil -- denominado internamente como “Tipo 1”, que mais tarde se tornou mundialmente conhecido como Beetle no mundo e Fusca no Brasil --, só começou após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 27 de dezembro de 1945, sob a tutela sobre a Volkswagenwerk GmbH, que havia sido assumida pelo Governo Militar Britânico em junho de 1945. Os britânicos pretendiam usar o Volkswagen Tipo 1 para executar tarefas de transporte urgentemente necessárias dentro de sua zona de ocupação.
Foi esse pragmatismo britânico que finalmente protegeu a fábrica contra a demolição iminente. O oficial residente sênior, major Ivan Hirst, desempenhou um papel fundamental neste desenvolvimento. Foi a sua clarividência e o talento para a improvisação que possibilitaram o início da produção automóvel nos anos de racionamento em condições dominadas pela escassez. Com seu entusiasmo por tecnologia e carros, sua determinação e atitude distinta, ele conseguiu transformar uma antiga fábrica de armamentos em uma empresa industrial civil em um espaço de tempo impressionantemente curto.
O Governo Militar Britânico já havia expedido uma encomenda de 20.000 veículos em agosto de 1945. O início da produção foi um sinal visível de um novo começo e esperança na fábrica, que havia sido amplamente destruída no final da Segunda Guerra Mundial. Essa solução estava de acordo com a política britânica posterior para a Alemanha, que via a segurança financeira e as perspectivas futuras para a população como elementos-chave no desenvolvimento de estruturas democráticas. Finalmente, a democracia encontra seu caminho na Volkswagenwerk: em 27 de novembro de 1945, o Conselho de Trabalhadores eleito em uma votação democrática realizou sua reunião constituinte.
No entanto, houve problemas consideráveis no fornecimento de alimentos e espaço vital para a força de trabalho, e a produção foi prejudicada por gargalos no fornecimento de matéria-prima e energia. Apesar dessas condições difíceis, o primeiro Volkswagen Sedan saiu da linha de produção logo após o Natal. Wolfsburg e Volkswagenwerk GmbH receberam um presente de Natal atrasado, apenas oito meses após o fim da guerra. No final de 1945, um total de 55 veículos haviam sido produzidos.
De 1946 até a reforma monetária, cerca de 1.000 veículos foram produzidos por mês. Não foi possível produzir mais veículos devido à escassez de materiais e ao racionamento e à falta de pessoal. Os curadores responsáveis lançaram as bases para um maior crescimento da empresa no outono de 1949. Eles estabeleceram um sistema de vendas e serviço pós-venda e começaram a exportar o Volkswagen Sedan em 1947.
A decisão de desenvolver uma fábrica civil e iniciar a produção em série do Volkswagen Tipo 1 foi o ponto de partida de uma história de sucesso única. Graças ao reinício precoce, a Volkswagenwerk GmbH obteve excelente posição inicial para a recuperação econômica após a introdução do marco alemão como moeda do país. Sob a designação não oficial de “VW Beetle”, o carro se tornou mais popular do que quase qualquer outro modelo de automóvel em todo o mundo. Também bateu o recorde em termos de duração e volume de produção. A Volkswagen apenas interrompeu a produção do VW Beetle no México em 2003, após 21.529.464 veículos terem sido fabricados, incluindo cerca de 15,8 milhões na Alemanha.
Atualmente, a marca Volkswagen está presente em mais de 150 mercados em todo o mundo e produz veículos em mais de 50 localidades em 14 países. Em 2019, a Volkswagen entregou 6,3 milhões de veículos, incluindo modelos mais vendidos, como Golf, Tiguan, Jetta ou Passat. Atualmente, 195.878 pessoas trabalham para a Volkswagen em todo o mundo. A marca também possui mais de 10.000 concessionárias com 86.000 funcionários. A Volkswagen está avançando de forma consistente com o desenvolvimento da produção de automóveis. E-mobilidade, mobilidade inteligente e a transformação digital da marca são os principais tópicos estratégicos para o futuro.