0

Chevrolet lança novo Onix com preços a partir de R$ 48.490

O modelo ganhou cinco estrelas do Latin NCAP e atingiu a marca de hatch a combustão mais econômico do país com o novo motor 1.0 aspirado

27 nov 2019
05h47
  • separator
  • 0
  • comentários

A segunda geração do Onix, o carro mais vendido do Brasil, foi lançada oficialmente em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Após iniciar as vendas da versão sedã (Onix Plus) em setembro, a Chevrolet anuncia todos os detalhes do hatch, que tem preços entre R$ 48.490 e R$ 72.990.

O entre-eixos é 4,9 cm menor que o do Onix Plus e 2,3 cm maior em relação ao Chevrolet Joy.
O entre-eixos é 4,9 cm menor que o do Onix Plus e 2,3 cm maior em relação ao Chevrolet Joy.
Foto: Divulgação

Um dos principais objetivos do novo Onix é atender os novos requisitos de conectividade da atualidade, o que ele faz com muita competência. Com o MyLink de nova geração, o modelo pode ter planos de conectividade Wi-Fi (permite até 7 dispositivos conectados simultaneamente), sistema OnStar e carregador de celular sem fio. Há ainda Android Auto e Apple CarPlay, pareamento simultâneo de até dois celulares via Bluetooth e duas tomadas USB para os ocupantes do banco traseiro (todas as versões). A Chevrolet também inova com a atualização do aplicativo myChevrolet App, que permite controlar diversas funções do carro como consultar histórico de viagens, conferir dicas de condução, verificar informações do computador de bordo, destravar as portas e até acionar o sistema de climatização à distância. Além do smartphone, o aplicativo também é compatível com smart watches, conferindo bastante comodidade ao motorista.

Em relação à geração anterior, o novo Onix ganhou 23 cm de comprimento e 41 mm de largura.
Em relação à geração anterior, o novo Onix ganhou 23 cm de comprimento e 41 mm de largura.
Foto: Divulgação

Os sistema de internet Wi-Fi faz parte da arquitetura eletrônica do carro e foi desenvolvido em parceria com a Claro, com velocidade até doze vezes superior em deslocamentos, quando comparado à conexão tradicional de smartphones. Os planos disponíveis são os seguintes: 

  • 2 GB (Música + navegação) – R$ 29,99
  • 5 GB (Carona) – R$ 29,99
  • 10 GB (Corporativo) – R$ 59,99
  • 20 GB (Família) – R$ 84,99
O aplicativo myChevrolet App permite acionar o ar-condicionado e ligar o motor do novo Onix à distância.
O aplicativo myChevrolet App permite acionar o ar-condicionado e ligar o motor do novo Onix à distância.
Foto: Divulgação

“Numa época em que as pessoas necessitam estar cada vez mais conectadas, o Wi-Fi muda completamente a experiência do usuário com o automóvel”, comenta Rosana Herbst, diretora de Serviços Conectados da GM.
Medidas e calibrações exclusivas

Apesar de compartilhar a mesma plataforma com o Onix Plus, o novo Onix hatch possui características específicas de projeto. O entre-eixos é 4,9 cm menor em relação ao sedã e 2,3 cm maior quando comparado com a geração antiga, que agora é vendida como Chevrolet Joy. O porta-malas, por sua vez, perdeu 5 litros de capacidade (de 280 para 275 litros).

O porta-malas possui 275 litros de capacidade.
O porta-malas possui 275 litros de capacidade.
Foto: Divulgação

Segundo a Chevrolet, as dimensões reduzidas em relação ao Onix Plus estão relacionadas ao perfil mais urbano e prático do hatch. As suspensões e os ajustes da direção elétrica também foram recalibrados para demarcar a fase mais moderna e esportiva do modelo.

“O novo Onix alcança aqui um patamar de refinamento dinâmico que extrapola os níveis até então conhecidos na categoria. Para o hatch, trabalhamos numa nova calibração dos amortecedores que resultou em uma menor rolagem dinâmica da carroceria, que, somado ao fato de a direção elétrica ter ficado mais direta, a sensação que se tem é de maior agilidade e esportividade em curvas”, afirma Fabiola Rogano, vice-presidente de engenharia da GM.

O hatch recebeu calibrações específicas na direção e no conjunto de suspensões.
O hatch recebeu calibrações específicas na direção e no conjunto de suspensões.
Foto: Divulgação

Nota máxima em segurança

Assim como o Onix Plus, o novo Chevrolet Onix hatch também alcançou a nota máxima nos testes de impacto do LatinNCAP, com cinco estrelas tanto na proteção para adultos quanto para crianças. Além de contar com seis airbags, assistente de partida em aclives, controles eletrônicos de tração e estabilidade como equipamento de série em todas as versões, o novo Onix ganhou esforços estruturais na cabine, com otimização de diversos componentes e uso de 17% a mais de aços de alta resistência. O modelo também recebeu um reconhecimento extra pela proteção a pedestres pelo Advanced Awards.

O novo Onix é cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP.
O novo Onix é cinco estrelas nos testes de segurança do Latin NCAP.
Foto: Divulgação

Novo motor 1.0 e consumo recorde

O novo Onix chega com duas opções de motorização, ambas totalmente novas, indisponíveis na geração anterior. Além do motor 1.0 turbo de 116 cv de potência e 165 Nm de troque, o modelo conta com um novo propulsor para as versões de entrada: o 1.0 três cilindros aspirado, que desenvolve até 82 cv de potência e 104 Nm de torque, quando abastecido com etanol. O câmbio pode ser manual ou automático, sempre de seis velocidades. Segundo a Chevrolet, na versão turbo, o novo Onix acelera de 0-100 km/h em 10,1 segundos, independente da transmissão.

O interessante é que o Onix Plus, que até então era oferecido somente com o motor turbo, também ganhou a nova motorização 1.0 com aspiração natural, conferindo-lhe a marca de carro a combustão mais econômico do país, de acordo com o Inmetro. Assim, os preços das versões de entrada deverão ficar ainda mais competitivos, custando menos que os R$ 58.790 cobrados pela atual configuração de entrada. Com gasolina, o sedã atinge a impressionante média de 17,7 km/l na estrada e 14,3 km/l em circuito urbano. Com etanol, os dados são 10,1 km/l na cidade e 12,5 km/l em trajeto rodoviário.

No hatch, com o mesmo propulsor 1.0 aspirado e câmbio manual, o consumo cidade/estrada aferido pelo Inmetro é de 13,9/16,7 km/l com gasolina e de 9,9/11,7 km/l com etanol. Agora, o novo Onix é o hatch a combustão mais econômico à venda no mercado brasileiro.

O novo Chevrolet Onix é o hatch a combustão mais econômico do país.
O novo Chevrolet Onix é o hatch a combustão mais econômico do país.
Foto: Divulgação

Novos pacotes de acessórios originais

Para atender novos perfis de consumidores, a Chevrolet lançou três novos pacotes de acessórios originais, concebidos como complemento na estratégia de versões: 

  • Kit Adventure: rodas diferenciadas, rack de teto e protetores de para-choques.
  • Kit Sport: spoilers frontais, traseiros e laterais, rodas escurecidas, entre outros.
  • Kit Elegance: elementos cromados no visual.
A Chevrolet lançou três pacotes de acessórios originais para personalizar o modelo: Sport, Adventure e Elegance.
A Chevrolet lançou três pacotes de acessórios originais para personalizar o modelo: Sport, Adventure e Elegance.
Foto: Divulgação

Preços, versões e equipamentos

A lista de equipamentos é tão atraente quanto a do Onix Plus. Todas as versões são equipadas com controles eletrônicos de tração e estabilidade, seis airbags, assistente de partida em rampa e sistema de áudio com Bluetooth. O modelo oferece itens exclusivos no segmento, como o assistente de estacionamento automático (park assist), o carregador de celular por indução, a conectividade Wi-Fi e o sistema de alerta de ponto cego. As versões são nas seguintes:

  • Onix 1.0 MT6 – R$ 48.490
  • Onix LT 1.0 MT6 – R$ 51.590
  • Onix LT I 1.0 MT6 – R$ 53.790
  • Onix LT II 1.0 MT6 – R$ 54.625
  • Onix LT III 1.0 MT6 – R$ 55.590
  • Onix 1.0 Turbo AT6 – R$ 55.590
  • Onix LT 1.0 Turbo MT6 – R$ 57.590
  • Onix LT 1.0 Turbo AT6 – R$ 62.890
  • Onix LTZ 1.0 Turbo MT6 – R$ 60.990
  • Onix LTZ 1.0 Turbo AT6 – R$ 66.290
  • Onix Premier I 1.0 Turbo AT6 – R$ 69.990
  • Onix Premier II 1.0 Turbo AT6 – R$ 72.990
  • Onix Premier III 1.0 Turbo AT6 – R$ 72.990
Interior do novo Chevrolet Onix.
Interior do novo Chevrolet Onix.
Foto: Divulgação
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade