BMW do Brasil tem o melhor mês da história e sai da Abeifa
Vendas da BMW do Brasil de janeiro a agosto deste ano já superam o mesmo intervalo de 2019, antes da pandemia de Covid-19
A BMW do Brasil teve em agosto o melhor de vendas de sua história com 1.517 emplacamentos. Foi também o melhor mês na venda de veículos eletrificados com 340 unidades emplacadas. E justamente em seu melhor mês, a BMW decidiu se desfiliar da Abeifa (Associação das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores). Com isso, a marca sinaliza um compromisso ainda mais forte com a produção de carros no país, pois se mantém filiada à Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Embora ambas tenham filiados que produzem e importam automóveis, a Anfavea é tradicionalmente ligada à produção local e a Abeifa é tradicionalmente ligada à importação. Além da BMW, a Mini também se desfiliou da Abeifa, pois fazem parte do mesmo grupo. Consultada, a BMW deu a seguinte explicação ao Guia do Carro: "Com aproximadamente 80% do volume de vendas vindo da produção local, como forma de não duplicar esforços e concentrar as atividades, optamos por seguir focados na Anfavea". Quanto à Abeifa, disse que falará sobre este tema na próxima entrevista coletiva, marcada para 5 de outubro.
De janeiro a agosto, a BMW vendeu 9.528 carros no Brasil. Este número é 23% maior do que o total de veículos comercializados pela marca no mesmo período de 2019, antes d a pandemia de Covid-19. A linha de carros elétricos teve um salto de 209% este ano. Em relação a 2020, a BMW teve um crescimento de 31%.
Com 3.850 vendas, o BMW 320i, fabricado em Araquari (SC), é o modelo premium mais vendido do Brasil. O sedã obteve um crescimento de 49% em relação a 2020. Já o BMW X1, SUV nacional premium, emplacou 2.110 unidades, uma alta de 13% sobre o ano anterior.