Avaliação: Mini John Cooper Works é raro e empolgante
Com uma das melhores relações custo/benefício para um esportivo, o Mini JCW 3 portas se destaca na multidão - mas não é para qualquer um
Quer um carro esportivo vibrante, compacto, charmoso e que não tenha um preço estratosférico? Este esportivo existe e se chama Mini John Cooper Works - ou simplesmente JCW. Por R$ 259.990 - um preço razoável num cenário em que o Fiat Mobi, fabricado no Brasil, custa R$ 59.190 e não tem nem rádio -, o Mini JCW é uma compra interessante. Mas, cuidado, aqui não estamos falando de beleza e estilo, mas de esportividade mesmo.
Portanto, o Mini que traz a assinatura do famoso construtor inglês John Cooper (Works significa “preparado” para competir) é um carro para quem gosta de esportividade pura. Ou seja: suspensão dura, volante pesado, aceleração bruta, pneus baixos, pouco espaço no cockpit e muito solavanco em pisos ruins. Por outro lado, em estradas boas, o motorista tem um carro com handling excepcional, direção direta, freios atentos, ronco entusiasmante e potência de sobra.
É bem verdade que a Mini tem dois outros carros JCW em seu portfólio no Brasil: o Clubman por R$ 309.990 e o Countryman por R$ 329.990, ambos de 5 portas. Mas aí já estamos falando de outro tipo de carro, para quem quer espaço com potência e esportividade. O Mini John Cooper Works 3 portas é único. Não há nenhum outro carro no Brasil que tem as suas características.
Rodamos cinco dias com o novo Mini JCW 2022. Foi o suficiente para ter desconforto na cidade grande (São Paulo) e muito prazer nas autoestradas paulistas de pista dupla, boas para acelerar. Rodovias sinuosas, como a Via Anchieta, que leva ao litoral, e a Estrada dos Romeiros, que liga Barueri e Itu, margeando o Rio Tietê até ele ficar limpo, são a “praia” do Mini John Cooper Works 3 portas.
Nessas estradas é possível sentir o carro grudado no chão nas curvas, graças à suspensão preparada para competição (independente na frente e atrás), sentir a força dos freios Brembo nas quatro rodas ao frear quase dentro das curvas sem desvio de trajetória, fazer ultrapassagens rápidas e seguras - ele vai de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos - e quase ter a sensação de que você tem nas mãos um kart gigante.
Por que “quase”? Porque, ao contrário dos karts de competição, o Mini JCW tem tração dianteira e não traseira. Para quem sabe dirigir, isso muda tudo. As sensações são diferentes, o comportamento em curvas é diferente e as reações em caso de escapada são opostas. Mas, ok, o Mini tem o entre-eixos bem curto (como o kart) e praticamente não há balanço traseiro (também como o kart).
A vantagem é que, ao contrário de um kart, que exige excelente preparo físico, o Mini Cooper JCW pode ser dirigido por horas até por uma pessoa sedentária. Tudo isso com um sistema de som da melhor qualidade, conectividade Apple CarPlay na tela multimídia, assistência remota da Mini para qualquer necessidade (serviço gratuito por três anos) e um pacote eletrônico de segurança e controle do carro que faz você se achar o próprio Lewis Hamilton ao volante (já que estamos falando de um carro inglês).
Dotado de carroceria compacta (menos de 3,9 metros) e entre-eixos curto (menos de 2,5 metros), o Mini JCW 3 portas tem a configuração perfeita para enfrentar curvas fechadas. Mas o que o torna empolgante é o motor. Trata-se de um 2.0 turbo a gasolina de 231 cv e 320 Nm acoplado a um câmbio automático sequencial de 8 marchas.
Parece pouco diante das centenas de cavalos dos superesportivos? Não é. O que vale aqui é a relação peso/potência, que no Mini JCW 3 portas é de apenas 5,5 kg/cv. A potência máxima surge a 5.200 rpm, o que é um desafio e tanto para quem quer tirar tudo deste carro em estradas com trânsito carregado. Já o torque máximo está disponível a apenas 1.450 rpm, o que torna este Mini um autêntico “pocket rocket” em ultrapassagens.
O novo Mini John Cooper Works 2022 ainda conta com sistema de escapamento esportivo e uma nova suspensão adaptativa, que, segundo o fabricante, oferece uma força de amortecimento 10% maior do que no modelo anterior. Isso deixou o carro mais estável para atingir a velocidade máxima de 246 km/h.
Apesar de ser duro e barulhento, estar dentro de um Mini John Cooper Works é tão agradável como parece ser para quem vê de fora. Em alguns carros não é! Os bancos são do tipo concha (acomodam muito bem), a posição de dirigir é excepcional (melhor do que num kart) e a eletrônica permite alguns mimos - como modificar a suspensão para que ela fique mais confortável na utilização urbana. Lamentável apenas que a Mini não disponha de espelhamento de smartphone para quem tem Android.
Por fora, o carro é um charme. Suas linhas são clássicas e ganham vida com os detalhes das cores no teto, nas capas dos retrovisores e no capô. Uma dupla ponteira de escapamento, bem no meio da parte inferior traseira, revela esportividade. Na frente, o capô envolvendo os faróis sempre faz sucesso quando é aberto. A grade hexagonal ficou maior e ganhou um filete vermelho. Os faróis de led são adaptativos e contam com função Matrix (farol alto).
As rodas, pretas, são bem agressivas e têm aro de 17” de série - mas é possível usar rodas de 18” sem custo extra. O carro só tem um opcional: assistente de estacionamento (R$ 4.300). A única cor sem custo adicional é o cinza. O verde e o preto custam R$ 2.000. Todas as outras cores - incluindo o vermelho das fotos - saem por R$ 1.400. Completo, portanto, o Mini JCW 3 portas custa no máximo R$ 266.290.
A equipe Cooper foi bicampeã mundial de Fórmula 1 em 1959 e 1960. E o pequeno esportivo, que deixaria John Cooper orgulhoso, é fabricado em Oxford, Inglaterra. O preço básico (R$ 259.990) é exatamente o mesmo do Mini Cooper híbrido plug-in, o que mostra que a marca está antenada com os novos tempos, mas não abriu mão da tradição. Neste caso, economia de combustível não é o foco,
Apesar de ser um dos esportivos mais empolgantes do mercado brasileiro, o Mini John Cooper Works não aparece no ranking da categoria Sport na Fenabrave. Como se trata de uma versão, ele está na categoria Hatch Pequeno, na qual terminou em 10º em 2021 com 948 vendas. Mas, acredite, este Mini tem “personalidade” própria dentro da linha. Vai encarar?
ITEM | CONCEITO | NOTA |
MOTOR | Ótimo | 9 |
CÂMBIO | Ótimo | 10 |
SUSPENSÃO | Ótimo | 10 |
FREIOS | Ótimo | 10 |
DIREÇÃO | Ótimo | 10 |
EQUIPAMENTOS | Muito bom | 7 |
ERGONOMIA | Muito bom | 8 |
PORTA-MALAS | Básico | 4 |
ACABAMENTO | Ótimo | 10 |
DESIGN | Ótimo | 10 |
VEREDICTO | Muito bom | 8,8 |
Os números
- Preço: R$ 259.990
- Motor: 2.0 turbo
- Potência: 231 cv a 5.200 rpm
- Torque: 320 Nm a 1.450 rpm
- Câmbio: 8 marchas AT
- Tração: 4x2 (dianteira)
- Comprimento: 3,874 m
- Largura: 1,727 m
- Altura: 1,414 m
- Entre-eixos: 2,495 m
- Vão livre: 143 mm
- Peso: 1.265 kg
- Pneus: 205/45 R17
- Porta-malas: 211 litros
- Carga útil: 445 kg
- 0-100 km/h: 6s1
- Velocidade máxima: 246 km/h
- Consumo cidade: 10,0 km/l
- Consumo estrada: 12,6 km/l
- Alcance: 554 km
- Emissão de CO2: 117 g/km