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Avaliação: BMW 320i mantém essência do sedã estradeiro

Rodamos uma semana na estrada e na cidade com o BMW 320i M Sport, versão “esportivada” do Série 3 nacional, fabricado em Santa Catarina

24 jun 2021 - 11h09
(atualizado às 18h16)
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BMW 320i M Sport: perfeito para viagens rápidas e confortáveis.
BMW 320i M Sport: perfeito para viagens rápidas e confortáveis.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O BMW Série 3 pode ser muitos carros diferentes. Tradicionalmente, a BMW tem um posicionamento mais esportivo do que seus maiores rivais alemães, Audi e Mercedes. Mas nem todos os sedãs Série 3 são esportivos. Durante uma semana rodamos na cidade e na estrada com a nova geração do BMW 320i, que tem motor 2.0 turbo flex de 184 cv, em sua versão topo de linha: M Sport.

O BMW Série 3 é vendido em três versões no Brasil: 320i GP (R$ 267.950), 320i Sport GP (R$ 284.950) e 320i M Sport (R$ 299.950). Avaliamos esta última, topo de linha. Apesar do nome, não se trata de um carro esportivo e sim do que o mercado se acostumou a chamar de “esportivado”. Ou seja: mantém as características técnicas da linha, mas traz elementos de design exclusivos e com apelo esportivo. 

BMW 320i M Sport: pneus mais largos na traseira e suspensão independente.
BMW 320i M Sport: pneus mais largos na traseira e suspensão independente.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O sedã alemão fabricado em Araquari (SC) conta com um sistema chamado BMW Live Cockpit Professional. A usabilidade é muito boa. São duas telas, sendo o painel de instrumentos digital de 12,3” e o display multimídia iDrive de 10,25”. Tudo é muito intuitivo, o comando de voz é ativo e há o conforto de manobras de estacionamento totalmente automáticas, por meio de câmeras e sensores.

O carro é tão inteligente que refaz em marcha à ré os últimos 50 metros percorridos pelo veículo. Pode ser útil em vias muito estreitas. Óbvio que outros carros dispõem desse sistema, mas sua presença num veículo fabricado no Brasil mostra que a BMW mantém o padrão do modelo europeu. A conexão agora é com Apple CarPlay e Android Auto.

BMW 320i M Sport: porta-malas tem apenas 365 litros de capacidade.
BMW 320i M Sport: porta-malas tem apenas 365 litros de capacidade.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Para além das funções de conectividade, o que mais agrada no BMW 320i é o seu desempenho e comportamento dinâmico. Toda a linha conta com um motor 2.0 biturbo flex de 4 cilindros. Ele entrega 184 cv de potência e 300 Nm de torque. Alguns críticos torcem o nariz. Mas é uma bobagem, pois esses 184 cavalos proporcionam uma tocada muito boa e viagens bem confortáveis.

O motorista do BMW 320i não apenas usufrui de conforto, mas também de prazer ao dirigir. A potência máxima surge entre 5.000 e 6.500 rpm -- uma faixa interessante, pois permite extrair toda a cavalaria se a ideia é dirigir esportivamente. O torque máximo vem ainda mais cedo, entre 1.350 rpm e 4.000 rpm, ou seja, desde baixas rotações é possível obter uma tocada, digamos, emocional com o Série 3.

BMW 320i M Sport: posição de dirigir é perfeita.
BMW 320i M Sport: posição de dirigir é perfeita.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Mesmo na faixa entre 4.000 e 5.000 rpm, quando nem o torque nem a potência estão na totalidade, a curva de torque/potência já é bem alta para não deixar o carro perder o fôlego. O câmbio automático de 8 marchas, com trocas muito rápidas, completa o serviço. Melhor ainda porque os freios a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira) são muito eficientes e a suspensão tem aquela regulagem característica da BMW, com mais foco no desempenho do que no conforto.

É bom, pois permite entrar mais rápido nas curvas sem grandes preocupações. O BMW 320i tem suspensão independente nas quatro rodas e pneus mais largos na traseira. Os dianteiros são 225/40 e os traseiros são 255/35. As rodas M Double-spoke, muito bonitas, são de 19”. 

BMW 320i M Sport: versão topo de linha do Série 3 nacional.
BMW 320i M Sport: versão topo de linha do Série 3 nacional.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Os pneus maiores na traseira têm uma explicação: a tração também é traseira, embora o motor seja montado na frente do carro. Numa eventual perda de controle da traseira, é preciso acelerar o carro e contra-esterçar para corrigir a trajetória (algo que nem todos os motoristas fazem). Por isso, carros de tração traseira são mais admirados por motoristas que gostam de andar rápido. O 320i, de qualquer forma, tem controles eletrônicos de estabilidade e tração para garantir uma condução bastante segura.

O BMW 320i acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. É possível rodar a 120 km/h, em Drive, a apenas 1.700 rpm. Ao mudar para o modo Sport, o câmbio imediatamente reduz a marcha e o giro do motor sobe para 2.200 rpm. Ele então está pronto para boas acelerações, ótimas retomadas de velocidade e ultrapassagens bem rápidas. A máxima do 320i é de 235 km/h, algo muito difícil (e proibido!) de atingir numa estrada brasileira.

BMW 320i M Sport: motor 2.0 biturbo flex de 184 cavalos.
BMW 320i M Sport: motor 2.0 biturbo flex de 184 cavalos.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Desempenho, portanto, não é problema para este Série 3 de “apenas” 184 cavalos. Sua agilidade na estrada (e também na cidade) é obra de uma relação peso/potência bem interessante, de 7,9 kg/cv, e de uma relação peso/torque excelente, de apenas 4,9 kg/Nm. O motor não é do tipo downsizing (pequeno) mas sim um 2.0, que, apesar da cilindrada média, tem uma potência específica muito boa, de 92 cavalos/litro.

Como todo bom sedã, o BMW 320i também tem bom espaço traseiro (cortesia da distância entre-eixos de 2,85 m). O porta-malas, entretanto, não é muito volumoso: tem apenas 365 litros. Quer comparar? Seus dois rivais diretos têm bagageiros bem maiores: 455 litros no Mercedes Classe C e 160 litros no Audi A4. Uma visão de lupa no carro vai mostrar também que a assistência da direção é eletro-hidráulica e não totalmente elétrica, mas, na prática, isso não afetou a leveza nas manobras de estacionamento.

BMW 320i M Sport: visual esportivo é o diferencial da versão.
BMW 320i M Sport: visual esportivo é o diferencial da versão.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Por fim, o BMW 320i M Sport é um carro muito bonito. Tem uma silhueta convencional, do sedã três-volumes clássico, mas com vincos, sombras, saliências, frisos e decalques que conseguem dar ao proprietário uma certa distinção em qualquer ambiente, sem, entretanto, chocar pela ostentação. O diferencial da versão ”esportivada” está  na lista de equipamentos abaixo.

  • Pacote M Sport
  • Teto solar elétrico
  • Cintos de segurança M Sport
  • Acabamento interno em Alumínio Tetragon
  • Volante M em couro
  • Pacote M aerodinâmico
  • Acabamento externo BMW Individual em High-gloss Shadow Line
  • Revestimento de teto BMW Individual em Anthracite
  • Revestimento dos bancos em couro Vernasca

Após a convivência com o 320i M Sport, podemos afirmar que o BMW Série 3 nacional é, sim, digno das melhores tradições do modelo de maior sucesso comercial da marca bávara. Para quem deseja um Série 3 mais potente e mais equipado, a BMW oferece duas versões importadas: 330e M Sport de 292 cv (R$ 354.950, híbrido) e M340i xDrive de 397 cv (R$ 542.950, esportivo).

GUIA DO CARRO / BMW 320i M SPORT
ITEMCONCEITONOTA
MOTORMuito bom8
CÂMBIOÓtimo10
SUSPENSÃOÓtimo10
FREIOSÓtimo10
DIREÇÃOÓtimo9
EQUIPAMENTOSMuito bom8
ERGONOMIAÓtimo10
PORTA-MALASBom6
ACABAMENTOÓtimo9
DESIGNÓtimo9
VEREDICTOMuito bom8,9

Os números

  • Preço: R$ 299.950 (M Sport)
  • Motor: 2.0 biturbo flex
  • Potência: 184 cv de 5.000 a 6.500 rpm
  • Torque: 300 Nm de 1.340 a 4.000 rpm
  • Câmbio: 8 marchas AT
  • Comprimento: 4,709 m 
  • Largura: 1,827 m 
  • Altura: 1,435 m
  • Entre-eixos: 2,851 m
  • Vão livre: 136 mm
  • Peso: 1.460 kg
  • Pneus: 225/40 R19 (d) e 255/35 R19 (t)
  • Porta-malas: 365 litros
  • Carga útil: 590 kg
  • Tanque: 59 litros
  • 0-100 km/h: 7s1
  • Velocidade máxima: 235 km/h
  • Consumo cidade: 9,8km/l
  • Consumo estrada: 12,8 km/l
  • Emissão de CO2: 115 g/km
Guia do Carro
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