Audi RS3 estreia nova geração com motor 2.5 turbo de 400 cv
Com novidades por dentro e por fora, o novo Audi RS3 pode chegar aos 290 km/h e tem até modo drift. Esportivo deve chegar ao Brasil em 2022
Estes são os novos Audi RS3 e RS3 Sedan. Pouco mais de um ano depois de lançar a quarta geração do A3, a Audi finalmente revelou oficialmente a versão mais esportiva do modelo. Disponível nas carrocerias hatch (Sportback) e sedã, o novo Audi RS3 manteve o motor 2.5 turbo de cinco cilindros de 400 cv de potência, e deve chegar ao Brasil até o ano que vem.
Por fora, o visual chama a atenção. Na dianteira, o novo Audi RS3 se destaca pela grade dianteira Single Frame, que ganhou um contorno em preto brilhante que liga a peça aos faróis de led dinâmicos. O para-choque também é novo, e conta com entradas de ar maiores. Na lateral, os para-lamas foram alargados, e ganharam saídas de ar verticais na dianteira. Há ainda novas saias laterais e rodas de 19’’ com design exclusivo.
Na traseira, o para-choque conta com um aplique semelhante ao da grade dianteira. Também há um difusor na parte inferior e saídas duplas de escapamento. As lanternas de led mantiveram o formato, mas receberam acabamento escurecido. Por fim, a versão hatch traz um spoiler de teto integrado, enquanto o Audi RS3 Sedan conta com uma peça integrada à tampa do porta-malas.
Por dentro, o acabamento ganhou detalhes exclusivos. O interior traz as mesmas linhas das versões convencionais do A3, mas conta com revestimentos em tons escuros, com destaque para o material Alcantara. O painel de instrumentos digital de 12,3’’ e a central multimídia de 10,1’’ contam com funções específicas para o Audi RS3. Há ainda recursos como head-up display, acabamento em fibra de carbono de série e bancos esportivos. Como opcional, é possível escolher ainda entre três opções de cores para as costuras contrastantes dos bancos, além de detalhes no volante, console e nos painéis das portas.
Sob o capô, o novo Audi RS3 manteve o motor 2.5 turbo de cinco cilindros que equipava a geração anterior do esportivo. A potência de 400 cv (407 cv na versão para os EUA) é a mesma, mas o torque subiu para 500 Nm. O câmbio é o automatizado S-tronic de dupla embreagem e sete marchas, e a tração integral ganhou o novo recurso RS Torque Splitter, que substitui o diferencial traseiro e atua na distribuição de torque nas quatro rodas.
De acordo com a Audi, o novo sistema oferece mais agilidade e estabilidade em curvas. Os novos Audi RS3 e RS3 Sedan oferecem até mesmo um modo drift. Projetado para o uso nas pistas, o recurso é ativado pelo modo de direção RS Torque Gear, que transfere toda a potência para as rodas traseiras. Os novos Audi RS3 também contam de série com uma nova suspensão esportiva, 25 mm mais baixa do que o Audi A3 convencional. Como opcional, é possível equipar o modelo com freios de cerâmica, suspensão adaptativa com amortecedores ativos, e pneus semi-slick.
O desempenho é digno de um esportivo. Segundo a Audi, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos -- 0,3 s a menos do que o anterior -- e atinge uma velocidade máxima limitada a 250 km/h. Caso o cliente opte por equipar o RS3 com o pacote RS Dynamic, a velocidade máxima sobe para 280 km/h, chegando aos 290 km/h ao equipar o modelo com os freios dianteiros de cerâmica.
O novo Audi RS3 poderá ser encomendado na Europa já em agosto, e as primeiras unidades tem previsão de entrega para o fim deste ano. No continente europeu, os preços partem de 60 mil euros (R$ 369 mil) para o RS3 Sportback e 62 mil euros (R$ 382 mil) para o RS3 Sedan. Assim como a geração anterior, os novos Audi RS3 devem ser vendidos no Brasil, ainda mais pelo recente sucesso da linha RS no país. A chegada da nova geração do esportivo no país, no entanto, deve ocorrer apenas no início de 2022.