PUBLICIDADE

Audi RS3 estreia nova geração com motor 2.5 turbo de 400 cv

Com novidades por dentro e por fora, o novo Audi RS3 pode chegar aos 290 km/h e tem até modo drift. Esportivo deve chegar ao Brasil em 2022

20 jul 2021 13h35
ver comentários
Publicidade
Novo Audi RS3 está disponível nas carrocerias hatch e sedã.
Novo Audi RS3 está disponível nas carrocerias hatch e sedã.
Foto: Audi

Estes são os novos Audi RS3 e RS3 Sedan. Pouco mais de um ano depois de lançar a quarta geração do A3, a Audi finalmente revelou oficialmente a versão mais esportiva do modelo. Disponível nas carrocerias hatch (Sportback) e sedã, o novo Audi RS3 manteve o motor 2.5 turbo de cinco cilindros de 400 cv de potência, e deve chegar ao Brasil até o ano que vem.

Por fora, o visual chama a atenção. Na dianteira, o novo Audi RS3 se destaca pela grade dianteira Single Frame, que ganhou um contorno em preto brilhante que liga a peça aos faróis de led dinâmicos. O para-choque também é novo, e conta com entradas de ar maiores. Na lateral, os para-lamas foram alargados, e ganharam saídas de ar verticais na dianteira. Há ainda novas saias laterais e rodas de 19’’ com design exclusivo. 

Novo Audi RS3: difusor de ar e saídas ovais duplas de escapamento.
Novo Audi RS3: difusor de ar e saídas ovais duplas de escapamento.
Foto: Audi

Na traseira, o para-choque conta com um aplique semelhante ao da grade dianteira. Também há um difusor na parte inferior e saídas duplas de escapamento. As lanternas de led mantiveram o formato, mas receberam acabamento escurecido. Por fim, a versão hatch traz um spoiler de teto integrado, enquanto o Audi RS3 Sedan conta com uma peça integrada à tampa do porta-malas. 

Por dentro, o acabamento ganhou detalhes exclusivos. O interior traz as mesmas linhas das versões convencionais do A3, mas conta com revestimentos em tons escuros, com destaque para o material Alcantara. O painel de instrumentos digital de 12,3’’ e a central multimídia de 10,1’’ contam com funções específicas para o Audi RS3. Há ainda recursos como head-up display, acabamento em fibra de carbono de série e bancos esportivos. Como opcional, é possível escolher ainda entre três opções de cores para as costuras contrastantes dos bancos, além de detalhes no volante, console e nos painéis das portas. 

Interior conta com acabamentos em Alcantara e traz costuras contrastantes nos bancos.
Interior conta com acabamentos em Alcantara e traz costuras contrastantes nos bancos.
Foto: Audi

Sob o capô, o novo Audi RS3 manteve o motor 2.5 turbo de cinco cilindros que equipava a geração anterior do esportivo. A potência de 400 cv (407 cv na versão para os EUA) é a mesma, mas o torque subiu para 500 Nm. O câmbio é o automatizado S-tronic de dupla embreagem e sete marchas, e a tração integral ganhou o novo recurso RS Torque Splitter, que substitui o diferencial traseiro e atua na distribuição de torque nas quatro rodas. 

Grade dianteira do novo Audi RS3 ganhou contorno em preto brilhante.
Grade dianteira do novo Audi RS3 ganhou contorno em preto brilhante.
Foto: Audi

De acordo com a Audi, o novo sistema oferece mais agilidade e estabilidade em curvas. Os novos Audi RS3 e RS3 Sedan oferecem até mesmo um modo drift. Projetado para o uso nas pistas, o recurso é ativado pelo modo de direção RS Torque Gear, que transfere toda a potência para as rodas traseiras. Os novos Audi RS3 também contam de série com uma nova suspensão esportiva, 25 mm mais baixa do que o Audi A3 convencional. Como opcional, é possível equipar o modelo com freios de cerâmica, suspensão adaptativa com amortecedores ativos, e pneus semi-slick. 

O desempenho é digno de um esportivo. Segundo a Audi, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos -- 0,3 s a menos do que o anterior -- e atinge uma velocidade máxima limitada a 250 km/h. Caso o cliente opte por equipar o RS3 com o pacote RS Dynamic, a velocidade máxima sobe para 280 km/h, chegando aos 290 km/h ao equipar o modelo com os freios dianteiros de cerâmica.

Novo Audi RS3 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8s e pode chegar aos 290 km/h.
Novo Audi RS3 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8s e pode chegar aos 290 km/h.
Foto: Audi

O novo Audi RS3 poderá ser encomendado na Europa já em agosto, e as primeiras unidades tem previsão de entrega para o fim deste ano. No continente europeu, os preços partem de 60 mil euros (R$ 369 mil) para o RS3 Sportback e 62 mil euros (R$ 382 mil) para o RS3 Sedan. Assim como a geração anterior, os novos Audi RS3 devem ser vendidos no Brasil, ainda mais pelo recente sucesso da linha RS no país. A chegada da nova geração do esportivo no país, no entanto, deve ocorrer apenas no início de 2022.

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade