Yuki Tsunoda pode assumir posição de Felipe Drugovich na Aston Martin em 2026
No último mês, Felipe Drugovich foi anunciado como piloto oficial da Andretti na Fórmula E durante a temporada de 2025-26. A mudança de categoria do piloto brasileiro acontece após três anos como reserva da Aston Martin na Fórmula 1, onde demonstrou bons resultados nos treinos livres, mas nunca teve a chance de completar uma corrida.
Por enquanto, o futuro de Drugovich na Fórmula 1 é incerto, porém, segundo o portal PlanetF1, o brasileiro deve deixar seu cargo na equipe de Lawrence Stroll e será substituído por Yuki Tsunoda, atual piloto da Red Bull Racing.
Durante seu tempo como reserva, o piloto brasileiro competiu no endurance, como na European Le Mans Series (ELMS) e em corridas pontuais, como nas 24 Horas de Daytona e nas 24 Horas de Le Mans. Além disso, Drugo também teve duas passagens pela Fórmula E, sendo uma delas substituindo Nyck de Vries no ePrix de Berlim de 2025 e correndo pela Mahindra nas duas etapas alemãs.
A troca de Tsunoda
Yuki Tsunoda, atual piloto da Red Bull, tem passado por dificuldades em sua adaptação na equipe e parece não estar entregando os resultados esperados de um companheiro de equipe do tetracampeão, Max Verstappen. Com isso, a saída do japonês ao final da temporada parece iminente, enquanto rumores sobre quem pode assumir sua posição apenas crescem.
A carreira de Tsunoda na F1, no entanto, pode continuar na posição de piloto reserva da Aston Martin. Segundo a imprensa internacional, o piloto da Honda seria a escolha óbvia para assumir o cargo quando a fabricante assumir o lugar da Mercedes e passar a fornecer unidades de potência para a equipe.
Apesar disso, a equipe não se pronunciou sobre os rumores e afirmou que seu line-up completo para 2026, além dos pilotos oficiais já confirmados como Fernando Alonso e Lance Stroll, será anunciado quando o tempo for certo.
Na última semana, o chefe de equipe da Racing Bulls, Alan Permane, saiu em defesa de Yuki Tsunoda: "Não conhecia Yuki antes de começar na equipe em 2024, e fiquei imediatamente impressionado, pela velocidade, gerenciamento de pneus, desempenho nas sessões de classificação, e a forma como ele se adapta rapidamente aos pneus. Honestamente, seu feedback e comportamento dentro e fora do carro estão em linha com os melhores pilotos. Ele é um ótimo piloto. Foi uma surpresa agradável quando comecei a trabalhar com ele", disse.
O assento vazio ao lado de Max Verstappen
Para 2026, os rumores apontam que Isak Hadjar pode substituir Yuki Tsunoda no assento da Red Bull. Outra possibilidade também mencionada seria o retorno de Alex Albon para a equipe, o britânico corre pela Williams Racing desde 2022.
Em entrevistas recentes, Albon também comentou sobre Yuki Tsunoda e a relação que mantém com o piloto da Red Bull: "Eu converso com Yuki com frequência, tento dar dicas e ajudá-lo. Acho que ele é simplesmente ótimo. Mas também sempre digo a ele que tem o melhor piloto da história da Fórmula 1 no outro lado da garagem", afirmou.
Ver essa foto no Instagram