Vídeo mostra princípio de incêndio em aeronave que realiza pouso de emergência em SP
Equipes de emergência controlam princípio de incêndio em aeronave após pouso de emergência em Sorocaba; veja o vídeo!
Na manhã desta segunda-feira (10), uma aeronave particular modelo Twin Commander 690D, prefixo PT-OQY, realizou um pouso de emergência no Aeroporto Estadual de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz, no interior de São Paulo. Durante a aterrissagem, a aeronave apresentou falha no trem de pouso, resultando em um pouso de 'barriga'.
Qual foi o trajeto do voo?
O voo partiu de Mandaguaçu, no Paraná, com destino a Sorocaba, transportando quatro pessoas: o piloto, o copiloto e dois passageiros, incluindo João Noma, proprietário da aeronave e dono de uma concessionária da Toyota em Maringá. Felizmente, ninguém ficou ferido no incidente.
O que aconteceu?
Durante o pouso, o avião arrastou a fuselagem na pista por aproximadamente 500 metros, ocasionando um vazamento de combustível e um princípio de incêndio, rapidamente controlado pelas equipes de emergência do aeroporto. A pista foi interditada para a remoção da aeronave e liberada por volta das 12h.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) registrou que a aeronave, fabricada em 1985, possui dois motores turbo-hélice e capacidade para até nove passageiros, com peso máximo de decolagem de 4,8 mil kg. As causas da falha no trem de pouso estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.
Que susto!
Este é o segundo incidente registrado no Aeroporto de Sorocaba em menos de dois meses. Em dezembro de 2024, uma aeronave ficou enroscada em um buraco na pista de decolagem após o chão ceder, exigindo a interdição temporária da pista para reparos.
A administração do aeroporto reforça seu compromisso com a segurança operacional e informa que medidas estão sendo tomadas para evitar futuros incidentes.
Veja o momento do pouso:
Um avião fez um pouso de barriga no Aeroporto Estadual de Sorocaba (SP), na manhã desta segunda-feira (10). Ninguém ficou ferido. Confira o vídeo.
➡ Assista ao #ConexãoGloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9#GloboNewspic.twitter.com/nK23wIcR1p
— GloboNews (@GloboNews) February 10, 2025
Lei mais: Vítimas de avião que explodiu em Ubatuba seguem internadas: qual o estado de saúde?