Fronteira da Venezuela com Brasil reabre após breve fechamento
A fronteira da Venezuela com o Brasil foi reaberta neste sábado, disseram autoridades brasileiras, após breve fechamento do lado venezuelano depois de ataque dos Estados Unidos à Venezuela e a captura de seu presidente, Nicolás Maduro.
O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), afirmou à Reuters que a fronteira do Estado com a Venezuela ficou fechada por cerca de duas ou três horas na manhã deste sábado.
O governo brasileiro realizou reunião no Ministério das Relações Exteriores, com participação virtual do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do chanceler Mauro Vieira, além da presença da secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha, entre outros, para avaliar a situação na Venezuela. Vieira estava em férias e está voando de volta ao Brasil.
Também presente na reunião, o ministro da Defesa, José Múcio, disse que a fronteira estava calma.
"Já temos um contingente suficiente para dar conta, a fronteira está absolutamente tranquila", afirmou ele a jornalistas.
Nos últimos anos, Roraima tem recebido um grande fluxo de imigrantes.
Mais cedo, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou à Reuters que a Venezuela tinha fechado a fronteira com o Brasil após os ataques dos Estados Unidos contra a Venezuela.
"Nosso adido policial e adido adjunto estão na embaixada em Caracas, colhendo informações para assessorar a embaixadora e tentar antever movimentos. Por enquanto, todos em segurança", disse Rodrigues.