Venezuela agora se concentra em remover escombros deixados por terremotos
Onze dias após o duplo terremoto que sacudiu a Venezuela, trabalhos se concentram na remoção de escombros dos edifícios que desabaram em La Guaira, conforme operações de resgate diminuem.Passados 11 dias desde o duplo terremoto que sacudiu a Venezuela, os trabalhos se concentram neste domingo (05/07) na remoção de escombros dos edifícios que desabaram em La Guaira, o estado mais atingido pelo desastre, enquanto as operações de busca e resgate diminuem à medida que os dias passam.
Nas ruas das cidades de La Guaira, zona zero da devastação, a presença de maquinário pesado para a retirada de escombros é muito maior nas primeiras horas deste domingo.
Essas operações foram intensificadas ao mesmo tempo em que os trabalhos de resgate vão diminuindo e as equipes internacionais deixam o país, diante das chances cada vez menores de encontrar sobreviventes.
O número de pessoas acampando nas ruas após terem perdido suas casas, ou depois de suas residências terem sido afetadas pelos tremores, também está se reduzindo à medida que os desabrigados são transferidos para abrigos ou deixam a região.
O governo detalhou no sábado que cerca de 16.309 pessoas ficaram sem moradia e que 86.794 famílias foram atendidas, razão pela qual foram montados 80 acampamentos transitórios.
Segundo os dados mais recentes do governo, pelo menos 2.954 pessoas morreram e 16.592 ficaram feridas, enquanto o número de desaparecidos segue sem atualização.
Por sua vez, a iniciativa cidadã Desaparecidos Terremoto Venezuela - um site para que as pessoas possam relatar familiares em paradeiro desconhecido - registrou até o momento mais de 31 mil pessoas com as quais não foi possível estabelecer contato.
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou no sábado que foi estabelecida uma aliança internacional para a recuperação do Aeroporto Internacional de Maiquetía, que atende Caracas e que suspendeu suas atividades comerciais após sofrer "graves danos" pelo duplo terremoto de magnitude 7,2 e 7,5 do último dia 24 de junho.
O décimo primeiro dia após os terremotos coincide com a comemoração dos 215 anos da independência da Venezuela e com os seis meses no poder de Delcy Rodríguez, que assumiu como presidente interina depois que os Estados Unidos capturaram Nicolás Maduro e sua esposa, a deputada Cilia Flores, em Caracas.
Nesta segunda-feira está previsto o reinício das atividades escolares, embora não nas regiões mais devastadas pelos terremotos.
Neste contexto, a ONG Cecodap - que promove a defesa dos direitos da infância - afirmou no sábado que a volta às aulas "não pode ser entendida unicamente como a reativação do calendário escolar", mas que "deve fazer parte do processo de recuperação integral da infância e da adolescência".
Mais de 10 mil pessoas em acampamentos
Um total de 10.702 pessoas estão alojadas em 79 acampamentos transitórios que foram montados após os terremotos do último dia 24 de junho na Venezuela, segundo informou neste domingo o ministro da Educação do país, Héctor Rodríguez, em seu canal no Telegram.
O relatório, com dados atualizados até às 6h (horário local, 7h de Brasília) deste 5 de julho, detalha que a infraestrutura de emergência conta com uma capacidade instalada de 14.599 vagas, o que deixa uma margem de disponibilidade para continuar atendendo a população afetada.
O estado mais devastado pelos terremotos, La Guaira, registra a maior concentração de cidadãos sob abrigo, com 6.655 pessoas distribuídas em 20 acampamentos. Desses centros, o governo assegurou que 11 estão em "processo de ampliação".
Por sua vez, em Caracas, capital do país, foram ativados 37 acampamentos transitórios que contam com uma capacidade total de 8.078 vagas, das quais 3.234 estão ocupadas pelos afetados.
No estado de Miranda (norte, próximo a Caracas), mantêm-se operacionais 22 acampamentos com capacidade instalada para 1.787 vagas, abrigando no momento 813 pessoas.
"Graças ao esforço articulado entre o governo nacional, organismos internacionais, setores privados e a comunidade, estamos condicionando cada instalação para garantir espaços dignos às famílias", destacou o ministro da Educação.
jps (EFE)
---------
Não deixe que o algoritmo esconda as notícias. Se você valoriza o trabalho da nossa equipe para uma cobertura jornalística confiável, reserve um momento para nos selecionar como sua fonte preferida no Google clicando aqui. Marque o link da DW quando ele aparecer na lista para sempre ver nossas notícias verificadas primeiro.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.