Veja quem pode receber a vacina contra coqueluche em Porto Alegre
A coqueluche é uma infecção respiratória contagiosa causada por uma bactéria
A oferta da vacina que protege contra coqueluche foi reforçada em todo o Brasil. A medida decorre do aumento de casos da doença no país. Além de profissionais da saúde, parteiras tradicionais, gestantes a partir da 20ª semana de gravidez e puérperas até 45 dias depois do parto, podem receber a dose da vacina os seguintes grupos:
Doença
A coqueluche é uma infecção respiratória contagiosa causada por uma bactéria. É transmitida de pessoa a pessoa, por meio de gotículas, ao tossir ou espirrar. A doença é mais grave em crianças. Casos suspeitos são pessoas com tosse de qualquer tipo, há dez dias ou mais, acompanhada de um ou mais sintomas: tosse súbita incontrolável, com tossidas rápidas e curtas (cinco a dez), em uma única expiração; guincho inspiratório (ou barulho durante a respiração da criança que está com dificuldade respiratória); vômitos depois da tosse; engasgo; cianose (coloração azulada ou acinzentada da pele); e apneia.
A vacina dTpa protege contra coqueluche, tétano e difteria. Está disponível em todas as unidades de saúde de Porto Alegre.
*Com a informação PMPA