"Vai que vai, mulheres alegres - Barra do Guaporé" fortalece vínculos em Encantado
Iniciativa ganhou forma por meio de encontros mensais
Há cerca de um ano, a comunidade da Barra do Guaporé passou a receber visitas que deram origem a um projeto especial: o grupo "Vai que vai, mulheres alegres". A iniciativa, com apoio e intermédio da Agente Comunitária de Saúde (ACS), ganhou forma por meio de encontros mensais que têm como principal objetivo a convivência, a valorização da vida e o fortalecimento de vínculos entre as participantes.
Os encontros, sempre aguardadas com entusiasmo, são conduzidas de maneira lúdica, com jogos, brincadeiras e atividades recreativas que promovem diversão e integração. Entre as práticas desenvolvidas, destacam-se os exercícios de resgate de memória e a valorização de datas comemorativas, como o Janeiro Branco, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Semana Farroupilha, Festa Junina, entre outras, sempre trazendo significado e reflexão a cada encontro.
Mais do que momentos de lazer, o grupo se consolidou como um espaço de acolhimento e troca de experiências. Atualmente, as participantes estão engajadas em um novo e emocionante projeto coletivo: a construção de um livro de memórias, onde cada história, lembrança e trajetória de vida é registrada para se transformar em um legado afetivo e cultural da comunidade.
O grupo "Vai que vai, mulheres alegres - Barra do Guaporé" é prova de que a união, a alegria e a valorização das vivências fortalecem não apenas os laços entre pessoas, mas também a identidade e a memória coletiva de toda uma comunidade.
Eduardo Dahm/Prefeitura de Encantado