Trensurb combate alagamento com drenagem emergencial, mas operação de trens segue limitada
Sistema de bombeamento retira até mil litros por segundo, mas volume de água ainda bloqueia trecho entre Mercado e Farrapos
A Trensurb segue operando sua casa de bombas na tentativa de conter o alagamento que prejudica a circulação dos trens entre as estações Farrapos e Mercado, em Porto Alegre. Mesmo com o sistema de drenagem retirando até 1.000 litros de água por segundo, a liberação do trecho ainda depende da redução do nível da água.
Como solução temporária, a Trensurb está oferecendo ônibus gratuitos para o transporte dos passageiros no trecho afetado, enquanto o restante da linha entre Novo Hamburgo e Farrapos permanece com funcionamento regular.
A situação se agravou após as enchentes de maio, que causaram danos à estrutura elétrica e aos painéis de controle da casa de bombas. Desde então, o sistema opera de forma emergencial, com geradores a diesel e o auxílio de um eletrocentro do DMAE, enquanto a recuperação da infraestrutura avança.
Segundo a Trensurb, a previsão é concluir a nova casa de bombas até agosto de 2025, com 60% das obras já concluídas. A obra, que totalizará R$ 3,5 milhões em investimentos, prevê seis bombas em funcionamento, sendo duas com sistema triturador de resíduos, além de uma nova subestação de energia elétrica.
Com a informação Trensurb.