PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Transporte Coletivo de Porto Alegre supera expectativas e atinge meta de satisfação, segundo pesquisa

Pesquisa QualiÔnibus revela índice de 5,9, acima da meta projetada para 2024

29 abr 2024 - 14h57
(atualizado às 19h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Em um marco importante para a mobilidade urbana da capital gaúcha, o transporte coletivo de Porto Alegre atingiu a meta de satisfação projetada para 2024, um ano antes do previsto. A pesquisa QualiÔnibus, realizada entre novembro e dezembro de 2023, revelou um índice geral de satisfação de 5,9, superando a meta de 5,7 e também a meta de 5,5 prevista para o ano passado.

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA / Porto Alegre 24 horas

Destaques da Pesquisa:

  • Atendimento ao cliente, forma de pagamento e acesso ao transporte lideram em satisfação: Os usuários avaliaram positivamente o atendimento ao cliente (7,3), a forma de pagamento e recarga da passagem (7,1) e o acesso ao transporte (6,6).
  • Confiança no sistema e contribuição para a qualidade de vida: 70% dos entrevistados afirmaram confiar no ônibus para seus deslocamentos, enquanto mais de 70% concordam que andar de ônibus contribui para sua qualidade de vida.
  • Novos abrigos de ônibus são um sucesso: 37% dos usuários já utilizam os novos abrigos de ônibus e 93,3% os consideram mais confortáveis e iluminados.
  • Valor da tarifa e conforto dos terminais precisam de atenção: A percepção do valor da tarifa em relação à distância e à qualidade do serviço apresentou melhora, mas ainda há espaço para aprimorar. O conforto dos terminais também precisa de atenção, principalmente no quesito informação sobre linhas, horários e itinerários.

O Programa Mais Transporte, implementado pela Prefeitura em 2022, tem contribuído para a conquista desses resultados. O programa visa qualificar o serviço de transporte público, com foco na eficiência operacional e na transparência das informações.

Os resultados da pesquisa QualiÔnibus servem como base para a identificação de pontos fortes e fracos do sistema, norteando ações de melhorias contínuas. A Prefeitura de Porto Alegre, em conjunto com a EPTC, segue comprometida em oferecer um transporte público de qualidade para a população, com foco na satisfação dos usuários.

Com a informação PMPA.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade