Temporais no RJ e em SP: veja como fica o tempo neste final de semana
A sexta-feira será marcada pela intensa instabilidade, com chance para temporais, em boa parte do país, com destaque para a região Sudeste, especialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. A combinação de calor elevado e alta umidade manterá a formação de nuvens carregadas, com previsão de chuvas fortes também em Minas Gerais.
No Rio de Janeiro, a probabilidade de pancadas aumenta nas regiões Sul Fluminense e Serra, enquanto o litoral terá chuva mais rápida e irregular. Em São Paulo, o Vale do Paraíba e o litoral norte concentram o maior risco de precipitação, mas com aberturas de sol.
A meteorologista Andrea Ramos confirmou ao jornal O Globo o cenário: "As condições seguem favoráveis à formação de tempestades principalmente em Minas e no sul do Rio. A atmosfera está organizada para isso".
Calor e temporais no final de semana
As temperaturas continuam elevadas na região, com máximas próximas ou acima dos 30°C no interior paulista e mineiro. Esse calor reforça o potencial de rajadas de vento e trovoadas, cenário que pode se repetir no final do dia em áreas mais aquecidas.
No Centro-Oeste, a instabilidade ganha força no norte do Mato Grosso, onde as pancadas vespertinas devem ser mais volumosas. Goiás e Mato Grosso do Sul terão chuva mais localizada, dependente do aquecimento diário. "Mesmo nos estados com instabilidade irregular, há possibilidade de rajadas de vento quando as células de chuva se formam", explicou Andrea Ramos.
O Norte segue como a região mais atingida pelo mau tempo. Amazonas, Acre, Rondônia e Pará apresentam amplas áreas com alta probabilidade de precipitação, com formação de temporais entre o início da tarde e o começo da noite. Segundo a meteorologista, a atmosfera muito úmida e quente favorece tempestades extensas e persistentes.
No Nordeste, a Bahia volta a registrar os volumes mais significativos, mantendo o padrão de céu carregado no Oeste e Sul do estado, que já acumulam chuva desde o início da semana.
Final de Semana
Os mapas do Inmet mostram que o sábado (30) deve manter a instabilidade concentrada no Norte e em parte do Centro-Oeste (principalmente entre Mato Grosso, Tocantins, Pará e Amazonas). No Sudeste, Minas Gerais continua como a área mais vulnerável a pancadas de chuva à tarde e à noite.
O Sul do país, por sua vez, tem instabilidade mais restrita ao litoral de Santa Catarina e ao leste do Rio Grande do Sul, com o interior retornando ao predomínio de calor e baixa umidade.