PUBLICIDADE

UE considera multa recorde em caso de Android do Google

5 jul 2017 - 18h24
(atualizado às 19h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Reguladores antitruste da União Europeia estão analisando outra multa recorde contra o Google relativa ao seu sistema operacional para dispositivos móveis Android e estabeleceram um painel de especialistas para dar uma segunda opinião sobre o caso, disseram duas pessoas familiarizadas com o assunto.

Logo do Google Android em 3D no escritório da empresa
13/11/2012 REUTERS/Mark Blinch
Logo do Google Android em 3D no escritório da empresa 13/11/2012 REUTERS/Mark Blinch
Foto: Reuters

Pressupondo que os especialistas concordem com as conclusões da equipe responsável pelo caso, isso pode abrir o caminho para que a Comissão Europeia decida contra Google, da Alphabet, até o fim do ano.

Em abril do ano passado, a Comissão Europeia acusou o Google de usar seu sistema operacional Android, que é dominante, para sufocar rivais, após uma queixa do grupo de lobby FairSearch, da empresa norte-americana de bloqueio de anúncios e privacidade Disconnect, da loja de aplicativos portuguesa Aptoide e da russa Yandex

A atitude da autoridade antitruste UE, que multou o Google no mês passado em 2,4 bilhões de euros por favorecer indevidamente seu serviço de compras, pode representar um risco ainda maior para a ferramenta de buscas na internet mais popular do mundo, devido ao enorme potencial de crescimento do Android.

A multa potencial deve superar a de 2,4 bilhões de euros. Na acusação contra o Google apresentada em abril do ano passado, a UE disse que as práticas anticoncorrenciais começaram em janeiro de 2011 e a Comissão provavelmente dirá à empresa para interrompê-las. De acordo com fontes do setor de telecomunicações, as práticas continuam.

O porta-voz da Comissão, Ricardo Cardoso, e o Google não quiseram comentar.

Veja também

"Google I/O": 3 dias de pura tecnologia:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade