PUBLICIDADE
Logo do

Tecnologia e Soluções

Entenda como o conceito de nuvem ajuda o seu negócio

Você sabe o que é IaaS, PaaS e SaaS?

29 jun 2021 12h00
| atualizado em 4/7/2021 às 17h38
ver comentários
Publicidade
Computação em Nuvem
Computação em Nuvem
Foto: FF

 

Quando falamos do conceito de nuvem e da importância de criar uma interface de armazenamento digital da sua empresa, é importante pensar em adotar um modelo IaaS (infraestrutura como serviço). Esse modelo é um tipo nuvem que oferece recursos fundamentais de computação, armazenamento e rede sob demanda. 

Uma das principais vantagens desse serviço, como o IaaS da Azure, é que eles podem ser pagos conforme o uso e de acordo com o pacote que for melhor para sua empresa, seja ela pequena ou uma multinacional. A IaaS faz parte de um guarda chuva de serviços, juntamente com o SaaS (software como serviço) e o PaaS (plataforma como serviço).

Além da questão do preço que melhor se adeque ao bolso do cliente, o IaaS também ajuda a reduzir a manutenção de datacenters, economizar em questões gerais de hardware e adquirir serviços de IA que oferecem informações em tempo real sobre seus negócios. O IaaS também ajuda na criação de novos aplicativos e em aumentar a confiabilidade da infraestrutura de interface necessária para tais inovações. Em linhas gerais, ao adquirir um serviço de IaaS como o da Azure, você consegue utilizar um recurso em um momento específico para criar um aplicativo, por exemplo, e pagar apenas por aquele tempo de uso. Por ser um provedor de serviços de computação em nuvem, o Azure usa IA e tecnologia própria para gerenciar por você a sua infraestrutura, enquanto você se preocupa com outras questões de sistema como configurar e gerenciar seus produtos de software.

Conheça as vantagens do modelo de computação em nuvem:

E o PaaS? Chamada de plataforma como serviço, ela inclui toda uma infraestrutura própria, como servidores e armazenamento, além de middleware, ferramentas de desenvolvimento e serviços de business intelligence (para serviços de banco, aplicações financeiras ou ferramentas de pagamento online). O PaaS ajuda a sua empresa a evitar gastos extras, sem contar o tempo gasto para comprar e gerenciar licenças de software. Nessa plataforma, você gerencia os aplicativos e serviços e a nuvem resolve todo o resto da interface.

Por fim, temos o SaaS (software como serviço), que é na verdade uma maneira simples e acessível de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia como um serviço. Com esse modelo, a sua empresa em si não precisa instalar e manter hardwares e softwares: todos os serviços funcionam sob demanda e baseados em assinaturas. Os provedores de nuvem hospedam e gerenciam tanto o aplicativo quando a infraestrutura necessária, e os usuários podem se conectar usando apenas um navegador web, seja no celular, tablet ou computador;

Todos esses serviços trazem suas particularidades e funcionam para diferentes produtos, mas todos compartilham do mesmo cerne: o conceito de nuvem é essencial para a sua empresa conseguir entregar melhores produtos utilizando menos dinheiro e menos infraestrutura definitiva. Utilizando serviços como o da Azure, você consegue oferecer tecnologia de ponta sem gastar com hardware, pagando de acordo com o que usa e tendo um sistema com IA que gerencia por você parte da estrutura cotidiana do seu negócio.

Fonte: Redação Terra
Publicidade
Publicidade