PUBLICIDADE

Porque a Dark Web é um local proibido para “amadores”?

Entenda a diferença entre Surface, Dark Web e Deep Web.

13 mar 2020 - 17h43
Compartilhar
Exibir comentários

São nos cantos mais ocultos da internet que se escondem as transações proibidas e os hackers mais perigosos. São eles que podem botar em risco milhares de redes e informações sigilosas que circulam pela internet diariamente. Sim, a Dark Web tem um local muito mais profundo onde orbitam todo tipo de práticas criminosas.

Foto: McAfee / McAfee

Mas qual a diferença entre Deep Web e Dark Web?

Pra começar, temos que imaginar a web como um iceberg. Nele é possível enxergar a ponta exposta para fora do mar: essa é a Surface. As outras duas camadas do iceberg estão mergulhadas abaixo da superfície: são a Deep Web e Dark Web.

Explicando o que é cada camada.

  • Surface é a superfície, o que está do lado de fora. Onde todos nós navegamos. A internet WWW (World Wide Web). Essa camada é onde encontramos todos os serviços disponíveis na internet (lojas, redes sociais, blogs, sites).
  • Deep Web é a camada logo abaixo da superfície. Uma grande parte de tudo que acontece na internet está ali. Aqui aparece tudo que não pode ser indexado pelos buscadores. Porém o Deep Web é um local permitido onde se encontra, por exemplo, os bancos de dados, registros restritos, informações de segurança, científicas, conteúdos de sites que utilizam senhas para ter acesso às informações (como e-mails e whats app e linkedin, por exemplo), dentre outros. Muitos jornalistas, ongs e agências do governo se utilizam desse tipo de navegação também. Muitos desses domínios são extremamente necessários para a operação na Web (Surface).
  • Dark Web é a camada mais profunda da internet. Além de também não ser indexada, aqui estão concentrados e-commerce ilegais – mercado de armas e drogas – exploração infantil e práticas proibidas. Com o acesso restrito, apenas quem tem autorização, domínio em códigos e participa da rede TOR (The Onion Router) pode navegar. E é nessa estrutura que hackers se especializam em práticas voltadas exclusivamente para a criminalidade digital. A partir do momento em que você entra nesse mundo, seus passos serão minuciosamente vigiados.
Foto: McAfee / McAfee

É na Dark Web que acontece a maioria das invasões de softwares, principalmente em empresas, onde acontecem grandes trocas de informações e transações comerciais. Antivírus e senhas de dois fatores é o caminho mais rápido para proteger seus dados. Outra solução rápida e simples é instalar o Terra Antivírus que oferece soluções que podem ajudar na navegação e bloquear a entrada de hackers que se aproveitam de qualquer brecha na rede.

Fonte: Mundo Tech

Fonte: McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade