PUBLICIDADE

Janeiro começa com vazamento de dados dos brasileiros

Como se proteger contra esta alta exposição

14 fev 2021 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários

Informações de muitos usuários foram expostas neste começo de 2021. O motivo? O vazamento em um banco de dados com os CPFs de quase todos nós, brasileiros. Inclusive, autoridades. Foram expostos desde nomes até chassis de veículos e razão social de empresas. Uma falha de segurança ou um acesso facilitado estão entre as razões da divulgação sem autorização das pessoas.

Foto: Divulgação

As informações são geralmente para golpes conhecidos como phishing, aquele que o ciber criminoso engana o internauta e o convence a preencher os seus dados em uma página fake. Lembre-se que tendo domínio de algumas informações reais sobre o indivíduo, fica bem mais fácil puxar mais coisa para fazer empréstimos e operações financeiras. Uma outra coisa que os bandidos virtuais fazem é vender para terceiros estes dados roubados de você. Como não se sabe o que de fato ocorreu, fica impossível responsabilizar uma empresa e a falha para tal desconforto. Afinal de contas são informações pessoais sigilosas e que abrem portas de fraudes e roubos.

O uso cada vez maior de dispositivos, aplicativos e serviços web conectados em nossas casas também nos tornará mais suscetíveis a arrombamentos digitais em nossas residências. Ameaça que é agravada por muitos indivíduos que continuam trabalhando nos lares. Isso significa que esse ataque não só impacta o consumidor e suas famílias, mas também as empresas.

Ataques a plataformas de nuvem e usuários evoluirão para um estado altamente polarizado, onde são sofisticados e artesanais. Usuários de dispositivos móveis precisarão ter cuidado com phishing ou mensagens de texto com o intuito de fraudes através de serviços de pagamento. E as redes sociais serão a ponte para atingir indivíduos que trabalham em setores de destaque na indústria.

Um novo ano oferece mais desafios de segurança cibernética. Trace suas estratégias para 2021 e tenha como aliado o Terra Antivírus. Fique Seguro!

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade