PUBLICIDADE

Janeiro começa com vazamento de dados dos brasileiros

Como se proteger contra esta alta exposição

14 fev 2021 06h00
ver comentários
Publicidade

Informações de muitos usuários foram expostas neste começo de 2021. O motivo? O vazamento em um banco de dados com os CPFs de quase todos nós, brasileiros. Inclusive, autoridades. Foram expostos desde nomes até chassis de veículos e razão social de empresas. Uma falha de segurança ou um acesso facilitado estão entre as razões da divulgação sem autorização das pessoas.

Foto: Divulgação

As informações são geralmente para golpes conhecidos como phishing, aquele que o ciber criminoso engana o internauta e o convence a preencher os seus dados em uma página fake. Lembre-se que tendo domínio de algumas informações reais sobre o indivíduo, fica bem mais fácil puxar mais coisa para fazer empréstimos e operações financeiras. Uma outra coisa que os bandidos virtuais fazem é vender para terceiros estes dados roubados de você. Como não se sabe o que de fato ocorreu, fica impossível responsabilizar uma empresa e a falha para tal desconforto. Afinal de contas são informações pessoais sigilosas e que abrem portas de fraudes e roubos.

O uso cada vez maior de dispositivos, aplicativos e serviços web conectados em nossas casas também nos tornará mais suscetíveis a arrombamentos digitais em nossas residências. Ameaça que é agravada por muitos indivíduos que continuam trabalhando nos lares. Isso significa que esse ataque não só impacta o consumidor e suas famílias, mas também as empresas.

Ataques a plataformas de nuvem e usuários evoluirão para um estado altamente polarizado, onde são sofisticados e artesanais. Usuários de dispositivos móveis precisarão ter cuidado com phishing ou mensagens de texto com o intuito de fraudes através de serviços de pagamento. E as redes sociais serão a ponte para atingir indivíduos que trabalham em setores de destaque na indústria.

Um novo ano oferece mais desafios de segurança cibernética. Trace suas estratégias para 2021 e tenha como aliado o Terra Antivírus. Fique Seguro!

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Publicidade
Publicidade