PUBLICIDADE

Como o sistema de posicionamento global foi criado

A evolução do GPS e dicas de segurança

30 abr 2021 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários

Guerra. Foi por causa dela que o homem criou uma das maiores invenções usadas na atualidade, o GPS, sigla que significa Sistema de Posicionamento Global. Foi nos anos 60, quando os americanos pensaram nele como um projeto militar para que tivessem mais segurança e garantia na hora da entrega de armas. Posteriormente também foi usado na detecção de submarinos, para monitorar explosões nucleares e até na orientação de mísseis de última geração. Após 35 anos o trabalho se concretizou, a um custo estimado em 10 bilhões de dólares.

Foto: Divulgação

  Difícil pensar na vida sem este aparelho ou aplicativo, né? Vamos entender melhor sobre este aparelho incrível. Esse sistema eletrônico que emite coordenadas em tempo real, está ligado a nada mais, nada menos, que 24 satélites. Eles alimentam o GPS com as informações que chegam até você e é composto por três partes: a espacial, a controladora e a utilizadora. Cada uma delas cuida de uma função e foi um longo caminho até ele chegar deste jeitinho pra gente...Considerado o sistema de navegação mais famoso do mundo, o GPS abre caminho para concorrentes. A China lançou no ano passado o Sistema de Navegação por Satélite Beidou. Ele supera o GPS dos EUA em número de satélites, são 35.

  Nas nossas mãos, o GPS não serve apenas para a gente não se perder. Diferentes áreas descobriram um aliado no aparelho. Um exemplo disso são os publicitários e comerciantes, que através dos dados de localização estudam mais a fundo os hábitos, interesses e gostos dos consumidores. Somos monitorados constantemente por onde passamos, vamos e de onde viemos. Assim nossos perfis são estudados pelas empresas mundo afora. É por este motivo que tem gente criando uma localização falsa no seu GPS. A atitude virou quase que um ato de proteção. Mas também existem outros motivos como desbloquear o acesso a alguns apps que não funcionam na área onde você se encontra.

Mas vale lembrar que o rastreamento do GPS garante também a segurança do seu dispositivo. Com o GPS atualizado, informações como clima e mapas são bem precisas, por exemplo. Mas deixo umas dicas de segurança! Caso queira compartilhar imagens on-line, certifique-se de desativar o GPS de seu dispositivo para manter no privado sua localização exata. Assim, você evita que criminosos ou pessoas que tentem te mapear saibam onde você está em tempo real. Outra coisa que muita gente esquece na empolgação de uma viagem é de não compartilhar os clicks antes de retornar para a casa.

Melhor dica pro bandido de que você está fora impossível, né? Fique esperto e faça a sua parte. Acrescente um Terra Antivírus em seus dispositivos para a segurança de todos. Nada de se perder na hora da proteção.

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade