PUBLICIDADE

Paixão da China por videogames gera boom em mercado de esportes eletrônicos

12 dez 2017 - 16h21
Compartilhar
Exibir comentários

O mercado de videogames da China está crescendo e impulsionando os esportes eletrônicos no país, cujas competições já atraem mais fãs que o futebol e geram prêmios milionários para os jogadores.

Os jogadores da EDG, uma das principais equipes de esportes eletrônicos da China, passam a maior parte de seu tempo em um campo empunhando armas virtuais e jogando games para múltiplos participantes como "League of Legends" ou o popular "Honour of Kings", da Tencent Holdings.

Os principais jogadores da equipe podem arrecadar até 30 milhões de iuans (4,54 milhões de dólares) anualmente cada, com prêmios de torneios, patrocínio comercial e pagamentos de fãs ávidos que passam horas assistindo-os jogar.

A paixão da China pelos esportes eletrônicos está sendo impulsionada pelo crescente mercado de videogames do país, o maior do mundo, que deve obter 27,5 bilhões de dólares em faturamento neste ano, de acordo com a consultoria da área de videogames Newzoo.

"Nós descobrimos que a maior demanda, de crescimento rápido, está nos esportes eletrônicos e estamos seguindo esta tendência", disse Wang Guan, gerente geral de e-esportes na Alisports, subsidiária do Alibaba.

O tamanho do boom dos jogos online na China ficou demonstrado em Pequim em novembro, durante a final mundial de League of Legends, que pagava um prêmio de 4 milhões de dólares

Uma multidão de mais de 40 mil pessoas se amontoou no estádio olímpico Ninho do Pássaro para assistir aos competidores sul-coreanos Faker e CuVee em uma disputa apertada.

A multidão barulhenta, maior que a maioria dos jogos de futebol locais, ressalta o quão populares os jogos se tornaram como hobby e esporte na China.

Jiang Ping, estudante de 17 anos em Pequim, pagou 4 mil iuans para ver a final do torneio com sua tia. A dupla teve sorte, ingressos para a competição chegaram a ser vendidos por cambistas por mais de 20 vezes o preço original.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade