PUBLICIDADE

Nvidia trabalhará com chips da Arm em impulso para supercomputadores

17 jun 2019 - 10h35
Compartilhar
Exibir comentários

A Nvidia anunciou nesta segunda-feira que vai fazer seus chips funcionarem com processadores da Arm Holdings para construir supercomputadores, aprofundando sua iniciativa em direção a sistemas que são utilizados para modelar previsões de mudanças climáticas e armas nucleares.

REUTERS/Tyrone Siu
REUTERS/Tyrone Siu
Foto: Reuters

A Nvidia era conhecida como fornecedora de chips gráficos para computadores, mas agora pesquisadores também usam seus chips em centros de dados para acelerar o trabalho de inteligência artificial, como treinar computadores para reconhecer imagens.

Para isso, os chamados chips aceleradores da Nvidia trabalham junto com processadores centrais de empresas como Intel e IBM.

Em uma conferência de supercomputação realizada na Alemanha nesta segunda-feira, a Nvidia informou que seus chips aceleradores funcionarão com processadores da Arm até o final do ano.

Mas os processadores da Arm são diferentes dos chips Intel ou IBM, pois a própria Arm não produz chips. Em vez disso, a companhia libera a tecnologia estrutural para que outros possam produzir chips com ela.

Ian Buck, vice-presidente da unidade de computação acelerada da Nvidia, disse que o projeto de construir um supercomputador com a Arm será "um fardo pesado" do ponto de vista técnico.

Mas ele disse que a Nvidia se comprometeu porque pesquisadores na Europa e no Japão querem desenvolver chips de supercomputadores com a tecnologia da Arm, essencialmente dando a eles uma terceira opção além da IBM e da Intel, sobre a qual eles podem ter mais controle.

"Essa abertura... torna isso muito atraente", disse Buck sobre a tecnologia da Arm durante uma entrevista à Reuters antes da conferência. "O que torna a Arm interessante, e por que estamos anunciando isso, é sua capacidade de fornecer uma arquitetura aberta para supercomputação."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade