PUBLICIDADE

Nova tecnologia transforma língua Libras em sons

Startup alagoana Hand Talk investe em tecnologia para transformar os sinais em língua falada.

1 nov 2021 - 06h30
Compartilhar
Exibir comentários
CEO da Hand Talk, Ronaldo Tenório promete manter um app sempre gratuito
CEO da Hand Talk, Ronaldo Tenório promete manter um app sempre gratuito
Foto: Arquivo Pessoal / LinkedIn

Com a Inteligência Artificial (IA), os intérpretes virtuais 3D já conseguem traduzir automaticamente textos e áudios em português e inglês para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a American Sign Language (ASL). Agora, uma startup alagoana desenvolveu o caminho inverso: transformar os sinais em língua falada.

Mais de 10 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva e da Semana da Acessibilidade Surda. A falta de acessibilidade gera grandes barreiras para essa parcela da população: apenas 7% dos surdos têm ensino superior completo e só 15% frequentaram o ensino médio. Dentro de casa, muitos surdos têm dificuldade de se comunicar com a família.

“Nós temos o compromisso de ter um app gratuito. O surdo sempre terá acesso a qualquer ferramenta (que desenvolvermos). O que nos permite crescer, pagar as contas e continuar escalando são as empresas que querem ser acessíveis. Foi somente com o lançamento do plugin para sites que a gente monetizou”, disse o CEO e cofundador da Hand Talk, Ronaldo Tenório.

Atualmente, cerca de 600 companhias utilizam o plugin da empresa para traduzir seus sites em Libras. De um lado existem organizações, que querem ser mais acessíveis e “bancam” a startup ao pagar pela assinatura do plugin. Do outro, existem os voluntários ao redor do mundo que inserem traduções de sinais em suas línguas no Hand Talk Community.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade