Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Apple sofre a maior fuga de cérebros em anos: chefes de IA, design e criador do iPhone Air estão de saída... muitos para a Meta

Apple enfrentando sua maior mudança de ciclo em uma década; Problema não é que executivos estejam saindo, mas sim que seu destino seja, em grande parte, a Meta.

27 dez 2025 - 17h12
(atualizado às 18h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

O que no início do ano parecia um pequeno fluxo de saídas pontuais se transformou numa enxurrada que afeta três áreas importantes para a Apple: design, inteligência artificial e operações.

Os últimos eventos acumulam a saída do chefe de design de interface para a Meta, a ida do criador do iPhone Air para uma startup e o desmantelamento da liderança em IA justamente quando a empresa mais precisa dela. A Apple está se reinventando em ritmo acelerado, e a imagem que fica é a de uma empresa em plena metamorfose.

Para entender o que está acontecendo agora, é preciso voltar um pouco no tempo. O "ano das despedidas" não começou em janeiro, mas sim em agosto de 2024. ?Na época, a Apple anunciou a saída de Luca Maestri, seu diretor financeiro e parceiro constante de Tim Cook nas reuniões com investidores.

Kevan Parekh (seu substituto) foi o primeiro sinal de alerta. A Apple começou a renovar a cúpula aos poucos, movimentando as peças antes que o jogo se complicasse. Visto em perspectiva, aquilo foi como um capítulo piloto desta temporada de mudanças.

As grandes mudanças, em resumo

É fácil se perder nessa dança de nomes e cargos. Antes de entrarmos em detalhes sobre como cada saída afeta o futuro da empresa, aqui está um resumo das perdas mais importantes que registradas nos últimos meses:

Design: Adeus a um dos últimos guardiões

No design, a saída de Alan Dye dói mais pelo que ele representa. Ele definiu a forma como interagimos com nossos iPhones por quase vinte anos. Da caixa do iPhone ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Galaxy Buds3 FE supera AirPods no conforto, mas falha onde não devia

Espaço de sobra: colocamos à prova o SSD que promete salvar seu PS5 sem custar uma fortuna

A Meta ficou fora da festa da IA; agora, quer corrigir isso com o sucessor do LLaMa e o Mango, seu novo modelo de geração de imagens e vídeo

Hackers roubam 256 milhões de músicas do Spotify e querem tornar todo o conhecimento da humanidade acessível gratuitamente

Pelo bem da sua segurança, não use câmeras em casa

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade