PUBLICIDADE

Manual da Apollo 11 usado por Neil Armstrong na viagem à Lua será leiloado

Série de instruções tem até anotações do astronauta e também 'viajou' no módulo que fez a viagem his...

10 mai 2019 - 13h38
Compartilhar
Exibir comentários

Em 2019, completam-se 50 anos do pouso da nave Apollo 11 na Lua, um momento histórico para a humanidade em época de Guerra Fria e corrida espacial. Agora, quem é fã do período ou coleciona itens raros — e caros — pode levar para casa uma recordação da chegada ao nosso satélite natural.

Um manual de anotações utilizado por Neil Armstrong e Buzz Aldrin foi adicionado como item disponível para leilão na renomada casa Christie's. O chamado Timeline Book ficava posicionado entre os dois astronautas durante a missão e traz todas as instruções relacionadas ao módulo lunar Eagle, desde como desbloqueá-lo até todos os direcionamentos para descer à Lua e retornar ao centro de comando na órbita do satélite.

O caderno tem uma série de anotações feita pela dupla, incluindo coordenadas do local de pouso — a primeira escrita humana feita em território da Lua. Segundo a descrição do objeto feita pela Christie's, há ainda "traços do que parece ser poeira lunar" nas páginas que detalham a movimentação de amostras de rochas do local e equipamentos levados na viagem.

Foto: TecMundo

(Fonte: Christie's/Divulgação)

Como a jornada dentro da Eagle não foi filmada, o caderno é um dos poucos registros físicos e oficiais da missão. O preço mínimo não foi definido, mas o item de colecionador será vendido no dia 18 de julho, em Nova York, durante um evento que celebra a missão da Apollo 11.

TecMundo
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade