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Jato supersônico X-59 da NASA usará TVs 4K no lugar das janelas frontais

O cockpit tradicional com janelas foi descartado para conseguir a melhor aerodinâmica possível, e to...

21 jun 2019 - 19h23
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Faz quase um ano que a Lockheed Martin assinou um contrato de 248 milhões de dólares para desenvolver um avião supersônico silencioso para a NASA, e parece que o projeto está cada vez mais peculiar: o X-59 QueSSt terá uma grande tela 4K no lugar da janela frontal do cockpit.

Para cumprir o objetivo silencioso, os designers da empresa informaram que a aeronave precisa ser o mais aerodinâmica possível, então a janela tradicional da cabine do piloto é inviável. A iniciativa inédita será testada oficialmente em 2021. Se não acontecerem atrasos, claro.

De acordo com o Techcrunch, a meta da Lockheed Martin é conseguir criar uma máquina capaz de ultrapassar a velocidade do som com um barulho equivalente a um "fechar de portas de um carro". Ou seja: um piloto corajoso vai voar a, aproximadamente, 1.500 quilômetros por hora, em uma altitude de quase 17 quilômetros para produzir um pouco mais de 75 decibéis, o equivalente a um aspirador. O contrato foi aberto pela Nasa pois voos supersônicos são extremamente barulhentos e podem causar diversos problemas em áreas populosas.

Foto: TecMundo
(Fonte: Reprodução/Techcrunch)

O design do X-59 já está sendo aperfeiçoado pela Lockheed Martin desde 2016, e, no ano passado, uma miniatura preliminar da aeronave — que parece uma escova de dentes com asas foi aprovada nos testes do túnel de vento do Centro de Pesquisa Glenn, em Cleveland, Estados Unidos. Você pode conferir uma renderização da nave abaixo.

Como você pode observar, o cockpit fica um pouco antes do final das asas, e existem apenas janelas laterais. Para consertar a falta de visão óbvia do piloto, o avião vem equipado com diversos displays 4K. A tela que representa a janela frontal faz parte de um sistema chamado eXternal Visibility, ou XVS, que mostra uma imagem "costurada" por duas câmeras no exterior do avião, junto outros detalhes sobre o terreno, que já estão armazenadas na memória. Por usar um sistema não convencional, diversos profissionais da Nasa já estão testando o XVS em simuladores.

Fonte: Reprodução/ Techcrunch

Foto: TecMundo

Atualmente, o avião da NASA e da Lockheed Martin está na fase de construção e deve levantar voo em 2021; o que é uma surpresa, já que, de acordo com o Techcrunch, este é o primeiro avião experimental da Lockheed em mais de 30 anos. Se a escova de dentes com asas for bem sucedida, ela será a precursora dos aviões supersônicos silenciosos e talvez ajude a popularizar ainda mais o conceito junto com a Boom, que desenvolveu um jato desta modalidade que consegue transportar entre 45 e 55 pessoas.

Você pode conferir um video de divulgação do X-59 QueSST abaixo. 

TecMundo
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