Já está disponível na rede social um formulário que facilita a solicitação de verificação de contas; medidas têm o objetivo de afastar da plataforma pessoas mal-intencionadas
O Instagram anunciou nesta terça-feira, 28, novas medidas de segurança para a sua plataforma. Já está disponível na rede social um formulário para solicitar verificação de contas, aquele selo azul que atesta que um perfil é verdadeiro - antes, esse processo envolvia várias etapas burocráticas. Além disso, nas próximas semanas, estará disponível um recurso chamado "Sobre esta conta" que concentra informações principais sobre o perfil - como o país em que a conta se localiza - e também um outro recurso que permite o uso de aplicativos de autenticação para acessar a conta no Instagram.
"Para mim é extremamente importante manter pessoas com más intenções longe da plataforma. Isso significa garantir que as pessoas que você segue e as contas com as quais interage são quem elas dizem ser e barrar os indivíduos mal-intencionados antes que causem quaisquer danos", disse Mike Krieger, cofundador do Instagram, em nota.
A ideia de facilitar o acesso ao selo azul de verificação tem o objetivo de informar os usuários que as contas com que eles estão interagindo são de fato uma figura pública, uma celebridade, uma marca global ou então uma entidade. Para preencher o formulário, é preciso clicar no ícone "Solicitar verificação" dentro das opções de configurações. Feito isso, o usuário precisará fornecer o nome da conta, o seu nome completo e uma cópia da sua identificação legal ou comercial. A solicitação passará, então, por uma análise do Instagram.
O recurso "Sobre esta conta" vai existir para que os usuários saibam mais sobre as contas que seguem. Para ver informações como a data que determinada conta entrou no Instagram, todas as alterações de nome de usuário feitas no último ano e os anúncios que a conta está veiculando no momento, basta ir ao perfil que você quer explorar, clicar no ícone que tem três pontinhos e depois selecionar o "Sobre esta conta".
A terceira novidade é que os usuários poderão se logar no Instagram com autenticação de dois fatores (como entrar na rede social com ajuda de uma senha e de um dispositivo remoto, por exemplo), uma forma de deixar a plataforma mais segura. Aplicativos como DUO Mobile e o Google Authenticator poderão ser usados para essa função.
Direct - O Instagram lançou em 2013 um recurso chamado de Direct, que permite que usuários troquem imagens e vídeos de forma privada, em uma espécie de chat entre duas pessoas ou então em um grupo de até 15 pessoas.
Foto: Instagram / Estadão
Vídeos - “Alguns momentos precisam mais do que uma imagem estática para ganharem vida”. Foi assim que o Instagram anunciou que os vídeos estavam chegando à rede social em 2013. Inicialmente, só era possível postar vídeos de 15 segundos. Em 2016, a empresa liberou vídeos com até um minuto.
Foto: Instagram / Estadão
Avanços na plataforma web - Em 2013, o Instagram desenvolveu um feed para as postagens dos usuários na web e em 2015 colocou no ar ferramentas de pesquisa para a plataforma. Dois anos depois, a rede social anunciou uma novidade que faltava para completar a sua plataforma para computadores: a postagem de fotos direto pela web.
Foto: Instagram / Estadão
Stories - Foi em 2016 que nasceu um dos maiores sucessos do Instagram, o Stories, com a proposta de ser um recurso que exibe imagens e vídeos que somem depois de 24 horas – algo que já existia no rival Snapchat. A ideia, apesar de controversa, pegou: Em abril do ano passado, o Stories chegou a 200 milhões de usuários. Em agosto do mesmo ano, os Stories passaram a ser exibidos também na web.
Foto: Instagram / Estadão
Vídeo ao vivo - Também em 2016, o Instagram anunciou a ferramenta de vídeos ao vivo. As transmissões feitas no Instagram não ficam armazenadas no aplicativo -- os vídeos em tempo real desaparecem assim que a sessão for encerrada.
Foto: Instagram / Estadão
Máscaras no Stories - Com as máscaras e efeitos divertidos nos Stories, o Instagram acirrou ainda mais a sua competição com o Snapchat. Além das máscaras, o Instagram também anunciou em 2017 o recurso de Rebobinar — disponível junto com Boomerang e o Mãos livres.
Foto: Instagram / Estadão
Álbum - Ainda em 2017, a rede social liberou para os usuários a função de álbum de fotos: a partir desse momento, os usuários passaram a poder publicar até 10 fotos e vídeos por postagem.
Foto: Instagram / Estadão
Chamadas de vídeo em grupo - A primeira grande novidade de 2018 no Instagram foram as chamadas de vídeo em grupo. As chamadas são feitas por meio da aba de mensagens privadas, com até quatro pessoas ao mesmo tempo.
Foto: Instagram / Estadão
Bem-estar digital - O Instagram lançou em agosto de 2018 funções para ajudar os usuários a controlar o tempo gasto na rede social. As ferramentas permitem que qualquer pessoa veja quanto tempo gastou navegando nos aplicativos nos últimos sete dias, controlem suas notificações e até estabeleçam um limite do “tempo ideal” a ser dedicado às duas plataformas.