7 eventos ao vivo

Obama: China é boa em copiar, não em criar tecnologias novas

Ex-presidente esteve nesta quinta (30) em São Paulo, onde participou de evento de tecnologia

30 mai 2019
15h42
atualizado às 20h01
  • separator
  • 25
  • comentários

O ex-presidente americano Barack Obama criticou práticas comerciais de empresas chinesas, que, segundo ele, não respeitam acordos internacionais de patentes e propriedade intelectual. Ele falou em um evento de tecnologia nesta quinta-feira (30), em São Paulo.

Para Obama, os chineses têm sido bem sucedidos em copiar tecnologias existentes e reproduzí-las, mas não são bons em criar novas tecnologias próprias. 

Ex-presidente dos EUA Barack Obama em evento na Califórnia
Ex-presidente dos EUA Barack Obama em evento na Califórnia
Foto: Mike Blake / Reuters

Em ambientes pouco apegadados a regras de propriedade intelectual, não se recompensa quem tem ideias inovadoras, o que dificulta que boas ideias sejam bem sucedidas, disse o ex-presidente.

Sem entrar em detalhes sobre a guerra comercial entre Estados Unidos e China, o ex-presidente americano disse que as gigantes chinesas de tecnologia Huawei e a Alibaba “estão avançando rápido”. Porém, isso se deve, disse, ao fato de haver trânsito de pessoas e compartilhamento de ideias ao redor do mundo. “Boas ideias não têm fronteiras”, disse.

Ele deu o exemplo do bilionário Jack Ma, fundador da Alibaba, que teve um de seus primeiros contatos com a internet durante uma viagem aos Estados Unidos, em 1995.

Desenvolvimento econômico

O ex-presidente americano também apontou dois pontos para que países se desenvolvam e reduzam desigualdade.

O primeiro tem a ver com educação, que, segundo ele, deve atuar na formação profissional e técnica, mas também deve agir como catalisador de pensamento crítico. “Você tem que dar a habilidade de ler e de fazer contas, mas também de analisar criticamente”.

O segundo ponto é a criação de uma estrutura estatal que facilite a inovação e crie recompensas para ela. Isso tem a ver com legislação, transparência e infraestrutura.

“Paguem seus impostos”, diz Obama. “É um investimento que você faz em seu país”.

Veja também:

 

Fonte: Equipe portal
  • separator
  • 25
  • comentários
publicidade