Após multa milionária, Google mudará práticas de anúncios
Essa é a primeira vez que o gigante tecnológico norte-americano concorda em fazer mudanças em seu enorme negócio de anúncios online
Após ser considerado culpado e multado pelo governo da França em 220 milhões de euros por abuso em publicidade online, o Google anunciou nesta segunda, 7, que fará mudanças em suas práticas globais de anúncios.
Para o órgão francês, o Google usou sua integração de ferramentas para distorcer o processo e aproveitá-lo de forma indevida, para, por exemplo, descobrir o preço das plataformas de leilão de publicidade concorrentes e oferecer taxas mais atraentes por meio de seus servidores de publicidade instalados em sites de editoras.
Diversos países europeus têm intensificado os esforços de regulação contra gigantes da tecnologia para pôr fim ao que consideram um verdadeiro monopólio global nas mãos de poucas empresas, principalmente as americanas Google, Facebook, Amazon e Apple.
Na semana passada, a União Europeia e o Reino Unido anunciaram abertura de investigações antitruste formais no recurso de anúncios classificados do Facebook. A União Europeia também tem ações similares contra Apple e Amazon.
Isso porque as autoridades consideram que com o tamanho que essas empresas ganharam elas têm atuado no mercado de forma desleal, seja com a compra de empresas menores para sufocar a concorrência ou mesmo para privilegiar seus próprios serviços.
E foi exatamente isso que a agência reguladora de concorrência da França apontou: que o Google Ad Manager, plataforma de gerenciamento de anúncios do Google para grandes sites, favorecia o Google AdX, mercado de anúncios online da própria empresa, onde os editores vendem espaço a anunciantes em tempo real.
Para saber mais detalhes sobre essa história, assista ao Terra Bytes desta semana!