PUBLICIDADE

Indonésios inventam dispositivo para ajudar viciados em internet no celular

6 nov 2019 - 15h33
(atualizado às 15h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Navegando nas redes sociais, assistindo a vídeos e conversando com amigos, a universitária indonésia Tyas Sisianindita passa cerca de oito horas por dia olhando para o próprio celular.

Dispositivo Nettox
16/10/2019
REUTERS/Willy Kurniawan
Dispositivo Nettox 16/10/2019 REUTERS/Willy Kurniawan
Foto: Reuters

"Eu percebi que sou viciada", admitiu a estudante, dizendo que checa o celular continuamente desde o momento em que acorda, mesmo quando está nas aulas. "À noite, quando não consigo dormir, posso usar meu telefone por até cinco horas."

Um grupo de colegas da Universidade da Indonésia, liderado pelo inventor Irfan Budi Satria, passou três meses desenvolvendo um dispositivo vestível que pode ajudar usuários como Sisianindita a reduzir o tempo que passam teclando em seus telefones.

Chamado "Nettox", de "desintoxicação da internet", o dispositivo é usado no pulso e contém um sensor oxímetro que mede os níveis de oxigênio da hemoglobina e a variabilidade da frequência cardíaca (VFC).

Estudos descobriram que o uso prolongado de telefones celulares tem um efeito específico de redução dos níveis de VFC. O dispositivo Nettox emite um som quando os níveis de HRV e oxigênio no sangue entram nesse intervalo, o que lembra ao usuário de parar de usar o celular.

Para pessoas com idades entre 18 e 25 anos, a VFC deve permanecer idealmente acima de 60, de acordo com a American Psychological Association, disse Satria. Em um estudo recente, a leitura da VFC de Sisianindita foi de 44.

O vício em internet é uma questão social crescente na Indonésia. Em outubro, dois adolescentes foram tratados pelo vício em jogos online, informou a mídia.

"As crianças devem ser ensinadas a serem mais ativas e a participar de atividades extracurriculares", disse a psicóloga Kasandra Putranto.

A equipe de Satria está trabalhando para personalizar o Nettox e melhorar sua precisão, pois as leituras de VFC podem variar dependendo da forma do corpo, do sexo e das condições da saúde de uma pessoa.

Satria diz, no entanto, que o Nettox é direcionado para aqueles que já investiram na mudança de comportamento.

"Nosso objetivo é ajudar os preocupados com a saúde", disse ele. "Para ajudar as pessoas que querem se libertar do vício em internet."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade