PUBLICIDADE

IBM tem receita menor do que a esperada no 3º trimestre, ações recuam

16 out 2019 - 19h05
Compartilhar
Exibir comentários

A IBM divulgou nesta quarta-feira receita de terceiro trimestre abaixo do esperado pelo mercado, o que minimizou o efeito de lucro maior que as expectativas e fazia as ações da companhia de tecnologia recuarem 3% no pregão estendido.

Silhueta de homem é captada à frente de logotip oda IBM em evento em Barcelona. 25/2/2019. REUTERS/Sergio Perez
Silhueta de homem é captada à frente de logotip oda IBM em evento em Barcelona. 25/2/2019. REUTERS/Sergio Perez
Foto: Reuters

A empresa, que concluiu a compra da produtora de software Red Hat no início do ano, enfrenta há anos queda de receitas diante do processo de mudança da indústria de tecnologia para serviços de computação em nuvem.

A receita total da IBM caiu 3,9%, para 18,03 bilhões de dólares, abaixo da expectativa média de 18,2 bilhões de dólares, segundos dados IBES da Refinitiv. Excluindo efeito de câmbio e desinvestimentos, a receita caiu 0,6%.

O faturamento com serviços de computação em nuvem subiu 11%, para 5 bilhões de dólares no trimestre. A unidade de computação em nuvem e software cognitivo, que inclui a Red Hat, teve alta de 6,4% na receita, para 5,28 bilhões de dólares.

Já a maior divisão da empresa, de serviços de tecnologia, teve queda de 5,6% na receita, para 6,7 bilhões de dólares.

O lucro líquido caiu para 1,67 bilhão de dólares, ou 1,87 dólar por ação, ante 2,69 bilhões, ou 2,94 dólares por papel, um ano antes. Em termos ajustados, a IBM teve lucro de 2,68 dólares por ação, 0,01 dólar acima da expectativa dos analistas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade