PUBLICIDADE

França alerta EUA sobre retaliação contra imposto digital

6 jan 2020 - 09h05
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, alertou os Estados Unidos nesta segunda-feira que qualquer retaliação ao novo imposto sobre serviços digitais da França pode "profunda e duradouramente" prejudicar as relações entre os países.

04/12/2018
REUTERS/Yves Herman
04/12/2018 REUTERS/Yves Herman
Foto: Reuters

Washington ameaçou impor taxas de até 100% sobre as importações de champanhe, bolsas e outros produtos franceses no valor de 2,4 bilhões de dólares depois que uma investigação do governo dos EUA descobriu que o imposto prejudicará as empresas de tecnologia norte-americanas.

"Se os norte-americanos decidirem avançar e impor sanções contra o imposto digital ... neste caso, retaliaremos", disse Le Maire à rádio France Inter.

"Se houver sanções, e é possível que tomemos sanções, entraremos em contato imediatamente com a OMC (Organização Mundial do Comércio)", acrescentou.

Le Maire disse que enviou uma carta sobre o assunto ao representante de comércio dos EUA, Robert Lightizer, e também discutirá o assunto com o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, por telefone.

"Se os EUA decidirem impor sanções comerciais contra a UE sobre o imposto francês sobre serviços digitais, isso afetará profunda e duradouramente a relação transatlântica em um momento em que precisamos permanecer unidos", escreveu o ministro na carta vista pela Reuters.

Le Maire também disse na carta que a França estava "em contato com a Comissão Europeia e outros Estados-Membros da UE sobre o assunto" e que eles estavam "contemplando as várias opções para defender nossos direitos comerciais de maneira proporcional e determinada, como temos no passado".

Em julho, o governo decidiu aplicar uma taxa de 3% sobre a receita de serviços digitais auferida na França por empresas com mais de 25 milhões de euros em receita no país e 750 milhões de euros em todo o mundo.

A União Europeia afirmou que apoiará a França na disputa com os Estados Unidos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade