PUBLICIDADE

Empresa cria programas para formar novos talentos para TI

Programa teve 11 mil inscritos em 2021 e inspira outras empresas a criarem seus próprios sistemas de capacitação.

18 fev 2022 - 03h00
Compartilhar
Exibir comentários
Fabio Camara, CEO do Grupo FCamara
Fabio Camara, CEO do Grupo FCamara
Foto: Divulgação

Até 2025, quase 800 mil novas vagas de trabalho para profissionais de tecnologia devem ser criadas no país, segundo projeção atualizada da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – Brasscom. Contudo, a mesma projeção indica que 67% destas vagas – mais de meio milhão - podem não ser preenchidas por falta de profissionais qualificados. 

Esse déficit preocupa o mercado e aumenta a importância de iniciativas que diminuam o apagão de mão de obra. É o caso do Grupo FCamara, consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital, que há cinco anos mantém um Programa de Formação para capacitar pessoas que desejam ingressar na área e teve 11 mil inscritos somente em 2021. 

Alguns dos formados acabam sendo efetivados no próprio Grupo e outros são absorvidos por empresas parceiras e clientes.

“Nós sabemos que o Programa é eficiente naquilo que propõe e nos trouxe diversos benefícios. Com isso, percebemos que podemos auxiliar outras empresas a construírem essa mesma solução, lapidar do zero todo o processo e ajudá-las a diminuir um grande problema, que é a falta de profissionais no mercado. E isso é muito importante para nós, porque cria esse senso de comunidade e coloca o Grupo FCamara no centro de um ecossistema que envolve grandes nomes”, conta Fabio Camara, CEO do Grupo FCamara.

Na última edição, o Programa de Formação teve crescimento na procura por mulheres participantes, que foram 35% dos inscritos, e também um alto índice de pessoas em busca de recolocação - 59% dos candidatos não estavam trabalhando. Dentro dos que estavam empregados, 67% não trabalhavam com tecnologia. As faixas etárias predominantes foram de 25 a 30 anos (35%), 31 a 35 anos (16%) e 41 a 50 anos (6%).

“Os dados demonstram que o perfil de pessoas interessadas em ingressar na área está se diversificando e que é alto o índice de pessoas que buscam a tecnologia na hora de mudar de carreira. É um mercado em crescimento acelerado, com um boom de oportunidades. Quem se qualifica, tem um campo enorme de atuação para explorar. E por sermos uma consultoria, temos um ambiente bem diverso que permite uma experimentação e uma formação muito ricas”, ressalta o CEO.

A formação dos participantes se dá desempenhando e aprendendo na prática o que um profissional do setor de tecnologia faz. Além das habilidades técnicas, são trabalhados aspectos de relacionamento, comunicação e filosofia. 

Em sua última edição, as inscrições foram abertas para o Brasil todo, abrangendo alunos de mais de 66 faculdades pelo Brasil, de diversas áreas, incluindo pessoas que estão passando por migração de carreira. 

Diferente de outros programas, os participantes do programa da FCamara passam primeiro por um processo seletivo e, caso sejam aprovados, começam a fase de formação, que é remunerada e têm a possibilidade de efetivação. Durante o Programa, podem ainda participar de grupos de estudo e ter coaching com o próprio CEO do Grupo.

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK!

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade