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Disputa da Tesla na Califórnia aquece competição por empregos

13 mai 2020 - 09h46
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A disputa do presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, com autoridades locais sobre a reabertura de sua fábrica na Califórnia chamou a atenção daqueles que buscam locais para novas fábricas e escritórios corporativos, além de autoridades de desenvolvimento econômico famintas pela criação de mais empregos.

11/03/2019
REUTERS/Mike Blake
11/03/2019 REUTERS/Mike Blake
Foto: Reuters

As diferentes velocidades nas quais os Estados estão reabrindo suas economias em meio à pandemia de coronavírus estão se tornando um fator conforme os executivos de empresa consideram onde localizar novas operações, afirmaram pessoas que trabalham com seleção de locais e autoridades de desenvolvimento econômico do Estado.

Desde que o desentendimento entre a Tesla e o condado de Alameda ganhou atenção nacional, autoridades de Estados como Texas, Nevada, Geórgia, Utah e Oklahoma discutiram com Musk sobre considerar de seu Estado. Os analistas estimam que a Tesla levaria 12 a 18 meses para mover a produção.

A fábrica de Fremont emprega mais de 10 mil pessoas, de acordo com a montadora.

"Tudo o que você precisa fazer é olhar para os tuítes de Elon Musk para ver que, pelo menos no nível mais alto de algumas empresas, as pessoas estão definitivamente prestando atenção em como os Estados lidaram com essa situação", disse Pat Wilson, comissário do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Geórgia, em entrevista por telefone.

Novos projetos de seleção de locais diminuíram em meio ao surto de Covid-19. Mas acordos ainda estão sendo fechados e o trabalho de seleção mudou em grande parte para o mundo virtual graças a drones, laptops e reuniões via Zoom.

"Esse condado criou uma abertura para que outros entrem e recrutem", disse Mark Williams, presidente da Strategic Development Group, empresa de seleção de locais da Carolina do Sul. "Precisamos ter uma ideia, se tivermos um problema, eles darão apoio? 'Apoiar' pode significar ajudar quando um tornado chegar ou lidar com algum tipo de questão trabalhista."

A empresa de Williams ajudou a Nissan Motor, a BMW e os fornecedores de automóveis a escolher o local de suas fábricas.

As autoridades do setor disseram que um resultado da crise pode ser um impulso das empresas nacionais e internacionais para aproximar mais a produção do mercado dos EUA e reduzir os riscos da cadeia de fornecimento, disse Greg Burkart, líder de seleção de locais da consultoria Duff & Phelps.

No final de abril, a Geórgia anunciou acordos para uma fábrica de baterias de 727 milhões de dólares da SK Innovation, da Coreia do Sul, e um armazém da Amazon.

Os Estados estão aproveitando os problemas da Tesla na Califórnia para se promoverem.

Funcionários do Tennessee, que abrigam fábricas de automóveis da Nissan, Volkswagen e General Motors, citaram o longo histórico do Estado no setor.

"O Tennessee estaria interessado em outra montadora chegando ao nosso Estado? Absolutamente", disse Bob Rolfe, comissário estadual responsável pelo desenvolvimento econômico, em entrevista por telefone.

Richard Cortez, juiz do condado de Hidalgo, Texas, na fronteira com o México, escreveu na segunda-feira a Musk no Twitter, dizendo que seu condado estava disponível imediatamente para acomodar Tesla e convidou o bilionário para uma visita.

Em fevereiro, Musk brincou com a ideia de uma fábrica no Texas quando tuitou "Giga Texas?" em referência à terminologia 'gigafactory' que a empresa usa.

Mike Kazmierski, presidente-executivo da Autoridade de Desenvolvimento Econômico no oeste de Nevada, disse que se perguntava sobre as consequências finais na Califórnia. Kazmierski ajudou a instalar a fábrica de baterias de Tesla perto de Reno.

Além da tensão sobre a reabertura, especialistas em seleção de locais disseram que os danos causados aos orçamentos estaduais podem ser um fator, conforme as empresas escolhem onde localizar as operações.

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