PUBLICIDADE

Como tuíte de adolescente sobre frango empanado se tornou o mais compartilhado da história

9 mai 2017 - 18h49
(atualizado em 10/5/2017 às 11h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Carter Wilkerson / Twitter / BBC News Brasil

Um tuíte de um adolescente pedindo um ano de nuggets de frango a uma rede de fast food americana tornou-se o mais retuitado de todo o mundo.

O pedido de Carter Wilkerson quebrou o recorde que até então pertencia à apresentadora americana Ellen DeGeneres ao passar de 3,5 milhões de retuítes nesta terça-feira.

Tudo começou em 5 de abril, quando o jovem americano, direcionado à empresa Wendy's, perguntando quantos retuítes seriam necessários para que ele pudesse receber um ano de nuggets de frango de graça.

A rede de restaurantes no minuto seguinte: "18 milhões".

"Considere feito", retrucou Wilkerson.

Em seguida, ele postou imagens desse diálogo virtual e fez um apelo: "POR FAVOR ME AJUDEM. UM HOMEM PRECISA DE SEUS NUGGETS".

O tuíte que viralizou
O tuíte que viralizou
Foto: Reprodução / BBC News Brasil

O tuíte viralizou rapidamente, chegando a 1 milhão de retuítes em apenas dois dias.

Ele foi compartilhado com empresas globais como Apple Music, Microsoft, Amazon, Google e pelo próprio Twitter, além de celebridades como o ator Aaron Paul, da série Breaking Bad.

Outras empresas abordaram o adolescente com suas próprias ofertas, incluíndo a companhia aérea United Airlines, que disse que transportaria Wilkerson a qualquer restaurante Wendy's do mundo caso ele atingisse a meta de 18 milhões de retuítes.

A oferta da United Airlines, que disse que transportaria Wilkerson a qualquer restaurante Wendy's do mundo
A oferta da United Airlines, que disse que transportaria Wilkerson a qualquer restaurante Wendy's do mundo
Foto: United Airlines / Twitter / BBC News Brasil

"O setor de Relações Públicas tem um termo para esse tipo de atividade: 'brand-jacking' (apropriação de marca, sequestro de marca)", disse John Harrington, editor adjunto da revista britânica PR Week, à BBC. "Não é muito original, mas pode ter sucesso. Mostra a importância de reagir rapidamente a temas que estão ganhando tração nas redes sociais".

Harrington agregou que "do ponto de vista de relações públicas, a rede Wendy´s acertou em cheio".

"A maioria das marcas provavelmente teria ignorado o tuíte (original com a indagação de Wilkerson) ou dado uma resposta padrão mas, ao reagir com humor, Wendy's conseguiu uma grande quantidade de exposição positiva e boa vontade".

Selfie do Oscar

O recorde de mais retuídes antes pertencia à apresentadora americana Ellen DeGeneres pela selfie que ela fez na cerimônia do Oscar em 2014.

A foto, com celebridades como Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Kevin Spacey e Meryl Streep, entre outros, teve 2,1 milhões de retuítes até o final da premiação.

Quando Wilkerson fez o seu post, o tuíte de Ellen havia sido compartilhado cerca de 3,2 milhões de vezes.

A selfie do Oscar de 2014, que tinha antes o maior número de compartilhamentos
A selfie do Oscar de 2014, que tinha antes o maior número de compartilhamentos
Foto: Ellen DeGeneres / Twitter / BBC News Brasil

DeGeneres mencionou o tuíte de Wilkerson em seu programa de auditório uma semana após o apelo do adolescente, enquanto sua mensagem tinha 2,6 milhões de retuítes.

"Parem agora", brincou ela. "Eu trabalhei duro para estabelecer aquele recorde... E esse cara pede por nuggets?"

Carter Wilkerson com o certificado e os cartões de desconto do Wendy's
Carter Wilkerson com o certificado e os cartões de desconto do Wendy's
Foto: Wendy's / Twitter / BBC News Brasil

A rede Wendy's, que havia prometido doar US$ 100 mil (R$ 318,5 mil) a um projeto de caridade caso o tuíte de Wilkerson batesse o recorde, disse que o dinheiro será entregue a uma instituição criada pelo fundador da rede de fast food para atender crianças em processo de adoção.

Veja também

O jovem que se tornou celebridade no Irã por ser sósia de Messi:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade