PUBLICIDADE

China proíbe uso de Windows 8 em computadores do governo

20 mai 2014 - 10h11
(atualizado às 16h06)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A ação chinesa faz parte de um comunicado sobre o uso de produtos com consumo eficiente de energia</p>
A ação chinesa faz parte de um comunicado sobre o uso de produtos com consumo eficiente de energia
Foto: Divulgação

O governo chinês proibiu a utilização governamental do Windows 8, um golpe para a empresa norte-americana de tecnologia, que tem enfrentado há tempos com problemas de vendas no país. O Centro de Compras do Governo Central da China divulgou a proibição da instalação do Windows 8 em computadores do governo.

A ação faz parte de um comunicado sobre o uso de produtos com consumo eficiente de energia, publicado em seu site na semana passada.

A agência de notícias oficial Xinhua disse que a proibição era para garantir a segurança dos computadores depois que a Microsoft encerrou o suporte ao sistema operacional Windows XP, amplamente utilizado na China.

Nem o governo, nem a Xinhua deram detalhes sobre como a proibição apoiaria o uso de produtos com baixo consumo de energia, ou como poderia garantir segurança.

A China tem sido um mercado problemático para a Microsoft. O ex presidente-executivo, Steve Ballmer teria dito a funcionários em 2011 que, por causa da pirataria, a Microsoft teve receita na China menor do que na Holanda, embora as vendas de computadores correspondessem às feitas nos Estados Unidos.

"Estamos surpresos em saber sobre a referência ao Windows 8 neste aviso", disse a companhia em comunicado. "A Microsoft tem trabalhado proativamente com o Centro de Compras do Governo Central e outras agências do governo por meio de avaliação de processos para assegurar que os nossos produtos e serviços se adequam a todos os requerimentos de compra do governo".

Do “tijolão” ao smartphone: veja 40 anos de evolução Do “tijolão” ao smartphone: veja 40 anos de evolução

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade