0

WWDC 2018 | macOS ganha novas funções, ferramentas e modo escuro

5 jun 2018
07h57
atualizado às 11h08
  • separator
  • comentários

Foi anunciada nesta segunda-feira (4) a nova versão do macOS, chamada Mojave, que virá com diversos novos recursos, incluindo um modo de visualização noturno, mais opções de organização e versão desktop para diversos dos apps do iOS. Tim Cook, CEO da Apple, declarou que os novos recursos do Mojave foram "inspirados por usuários profissionais, mas projetados para todos". Com uma versão beta chegando ao público nos próximos meses, a versão final deve ser lançada em meados de outubro.

Modo Escuro

Modo de navegação escuro do macOS (Imagem: The Verge)
Modo de navegação escuro do macOS (Imagem: The Verge)
Foto: Canaltech

Demorou, mas a Apple está disponibilizando um modo de visualização em cores escuras para o masOS. Com ele, todos os elementos adquirem tonalidades cinza escuro e tornam a visão mais confortável, principalmente para navegar à noite.

Redesign da Mac App Store

Com a mesma cara há muito tempo, a App Store está de visual novo. Há mais painéis e mais espaço para novos aplicativos e coleções. Em breve, a App Store receberá o Office 365, da Microsoft, e a Adobe disponibilizará o Lightroom CC na plataforma.

Pilhas no desktop

Pilhas organizarão melhor a área de trabalho agrupando arquivos por tipo (Imagem: The Verge)
Pilhas organizarão melhor a área de trabalho agrupando arquivos por tipo (Imagem: The Verge)
Foto: Canaltech

Outra novidade trazida pela Apple é um recurso para ajudar na organização das áreas de trabalho. As pilhas terão pastas dedicadas a tipos específicos de documentos, com um sistema de auto-organização que promete manter o desktop sempre arrumadinho. Os usuários terão pilhas para PDFs, conteúdo audiovisual, imagens, entre outros.

Segurança

Para melhorar o controle que os usuários têm na hora de conceder suas informações aos aplicativos, a Apple está adicionando ainda mais pop-ups. Os apps terão permissões diretamente do sistema operacional, de acordo com as preferências configuradas pelo usuário.

Privacidade

Agora é possível bloquear aplicativos que requerem rastreio (Imagem: The Verge)
Agora é possível bloquear aplicativos que requerem rastreio (Imagem: The Verge)
Foto: Canaltech

Desde o ano de 2017, o Safari bloqueia sites que rastreiam a atividade do usuário. Agora, ele também poderá bloquear o rastreamento em redes sociais, como o Facebook, que possam seguir os dados dos usuários através de recursos como o botão "curtir" sem sua prévia autorização.

Atualizações do Finder

O localizador agora possui a chamada visualização em galeria, que oferece melhor controle ao usuário, que pode ver o arquivo visualizado na parte superior. Também há novidades que permitem que o usuário veja os metadados dentro de uma janela de localização e ações rápidas, como girar imagens ou agrupar arquivos em PDFs.

Quick Look

O usuário também poderá marcar documentos e fazer alterações nos arquivos utilizando o Quick Look, além de contar com um botão automático para marcar as capturas de tela feitas.

Seguindo a tradição, a nova versão do macOS será disponibilizada aos usuários entre setembro e outubro. Uma prévia foi lançada nesta segunda-feira (4), durante a WWDC 2018.

Canaltech Canaltech

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade