PUBLICIDADE

WhatsApp pode ganhar indicação para mensagens encaminhadas

28 fev 2018 - 10h08
Compartilhar
Exibir comentários

O WhatsApp vai passar a indicar quando uma mensagem foi encaminhada a você a partir de um outro grupo ou conversa. O recurso apareceu nesta semana em versões Beta do mensageiro e chega como uma forma de a empresa tentar conter o problema do spam, que assola muitos usuários e, no mínimo, os incomoda, quando não leva a problemas mais graves, relacionados à segurança e proliferação de malwares.

Já disponível em outros mensageiros, chega a soar estranho que o WhatsApp não conte com uma função desse tipo. Quando uma mensagem é encaminhada de uma conversa para outra, ela é enviada como se tivesse sido digitada pelo próprio usuário, o que facilita, justamente, na hora de dar credibilidade para um texto malicioso ou irreal. A proliferação de fake news também deve ser atingida pela mudança.

Apesar de já estar plenamente funcional, o que pode indicar uma liberação em breve, o recurso ainda carece de aprimoramento. Ele até indica que uma mensagem foi encaminhada, é verdade, mas não mostra o autor original, como acontece em outros softwares de mensagens, o que também serve como um facilitador na hora de saber se o envio é legítimo ou não.

Recurso indica mensagens encaminhadas em tentativa de reduzir spam (Imagem: WABetaInfo)
Recurso indica mensagens encaminhadas em tentativa de reduzir spam (Imagem: WABetaInfo)
Foto: Canaltech

Além disso, na mais recente atualização da versão Beta do WhatsApp, voltou a surgir a funcionalidade de stickers, que antes havia aparecido apenas no Windows Phone. Agora, ela está no código das versões iOS e Android, o que pode indicar o início de uma implementação para testes do recurso, também disponível em mensageiros concorrentes.

Também entrou em funcionamento a já anunciada função de adicionar descrições a grupos. Na Beta, qualquer membro pode editar o texto, de no máximo 500 caracteres, mas a ideia é que apenas administradores possam fazer isso quando a novidade for lançada, de forma a oferecer mais contexto e informações sobre o que acontece ali uma vez que um usuário decidir entrar ou for convidado.

Como normalmente acontece, o WhatsApp não se pronunciou sobre a liberação de recursos na versão Beta do aplicativo. Entretanto, como já estamos cansados de saber, isso costuma indicar a aproximação do lançamento, com as novidades sendo colocados nas mãos de um público restrito como forma de encontrar bugs e eventuais problemas de funcionamento, antes de uma liberação generalizada.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade