Telescópio espacial Kepler descobre 95 novos exoplanetas em órbita

20 fev 2018 - 12h29

A Nasa confirmou nesta terça-feira (20) que o telescópio espacial Kepler descobriu 95 novos exoplanetas — aqueles que orbitam estrelas que não são o Sol, pertencendo a um diferente sistema planetário.

Telescópio Kepler
Foto: Reprodução / Canaltech

Kepler foi lançado em 2009 e cumpre suas missões com a ajuda de um hardware da NASA capaz de durar muito mais do que o esperado. A missão original do telescópio era prevista para durar apenas dois anos, mas problemas com o seu equipamento fizeram com que o objetivo fosse alterado para a missão K2.

Desde então, o Kepler segue em busca de exoplanetas, fazendo também estudos de cometas e asteroides no nosso Sistema Solar, além de diferentes outros fenômenos.

Para confirmar a existência destes novos 95 exoplanetas, os astrônomos do Instituto Nacional Espacial da Universidade Técnica da Dinamarca analisaram dados de 275 sinais detectados pelo satélite.

Entre os exoplanetas descobertos, uma estrela, batizada de HD 212657, chamou a atenção por ser extremamente brilhante.

As primeiras descobertas da missão aconteceram no ano passado, identificando, ainda, uma estrela com oito planetas em sua órbita, bastante parecido com o nosso Sistema Solar.

Canaltech Canaltech